Um novo ciclone extratropical que vai se formar na costa do RS entre esta terça-feira (26) e a quarta (27) ajuda a intensificar a instabilidade que atua sobre o estado há dias. Conforme a Climatempo Meteorologia, o fenômeno se forma sobre o mar e reforça os temporais.
O alerta é para Região Metropolitana, Sul, Leste, Norte e Litoral Norte do RS (Sendo que no Litoral Norte, são previstos entre 80mm e 150mm de chuva). O Vale do Taquari, afetado pela passagem do ciclone no início do mês, também pode registrar tempestades e ventanias.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta válido para toda a terça indicando possibilidade de chuva volumosa e vento forte em quase todo o estado. De acordo com o instituto, pode haver ainda queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Já na quarta, com o ciclone formado e na costa, são esperadas rajadas de vento de 60 km/h a 80 km/h, mas com picos de 80 km/h a 90 km/h em algumas áreas da orla, e até de 100 km/h ou mais nas montanhas da Serra do Mar.
Defesa Civil mantém alerta
A Defesa Civil do RS emitiu dois alertas na segunda-feira (25), com vigência de 24h cada. Um é para chuvas intensas com volumes elevados, com riscos de cheias em arroios, rios pequenos e enxurradas para Região Metropolitana, Litoral Norte e parte da Serra. O outro é para o risco de inundação do rio Caí.
O centro da baixa pressão cruzará pelo Rio Grande do Sul e por Santa Catarina, provocando ventos fortes e chuva, diz o MetSul. No entanto, o instituto sinaliza que o fenômeno não será intenso como os primeiros ciclones registrados na região neste ano.