Novo secretário de Cultura e Esportes de Torres fala sobre seus desafios na secretaria reativada da prefeitura

Mauri Rodrigues (foto) listou trabalhos propostas e projetos que vêm realizando na pasta. Pronunciamento atendeu pedido do vereador da oposição Igor Beretta

26 de junho de 2021

Na sessão da Câmara de Vereadores de Torres, realizada na segunda-feira, dia 21 de junho, participou da Tribuna Popular o Secretário da Cultura e Esporte da prefeitura de Torres Mauri Rodrigues. Ele foi à Casa Legislativa para atender um requerimento, de autoria do vereador Igor Beretta (MDB), que solicitou que Mauri fosse apresentar ao Poder Legislativo torrense seus planos para a pasta.

O secretário foi bastante objetivo e se baseou numa espécie de lista das atividades já realizada após assumir a pasta, que foi reativada pelo prefeito Carlos Souza. Por exemplo, listou a ativação do Sistema Municipal de Cultura, que ao ser ativado propiciou validade aos direitos dos artistas locais para se apresentarem em programas que envolvem a Cultura – conforme destacou o secretário; ele citou ainda a elaboração do projeto de implantação do calendário de eventos (respeitando a lei que o norteia); o início da implementação de uma plataforma digital para que passe a existir a Biblioteca Pública Municipal on line. Mauri indica que também planejou o processo de levar o funcionamento da atual biblioteca Pública física para as instalações da antiga Prefeitura Municipal, que será reformada para abrigar espaços culturais.

A reativação do Chalé do Surfe – uma doação da Família Gerdau e da Construtora Ivo A. Rizzo para a municipalidade (imóvel localizado na lateral da SAPT, na Praia dos Molhes) também foi citada pelo novo secretário Mauri como tarefa de Esportes e Cultura (Patrimônio Histórico) em andamento. Ele também se referiu sobre a utilização do prédio histórico do Bar Abrigo (na junção entre a Praia Grande e a Prainha –  à beira mar), para que seja implementado no espaço uma  espécie de Museu. E lembrou que está reativando o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Arquitetônico e Cultura (Comphac), que faz parte do Plano Municipal da Cultura; e ressaltou que o Conselho de Política Pública também será reativado. Sobre atividades práticas, o novo secretário compartilhou a ideia de um projeto de realização, em Torres, de um Festival de Música no estilo “Drive In” (onde o público assiste as apresentações dentro de automóveis – em meio as medidas restritivas de combate ao coronavírus), e comemorou o sucesso de um vídeo, planejado e executado já em sua gestão, onde cantores torrenses de vários estilos e gerações participaram da interpretação da canção ‘Batismo de Sal’ – gravado há algumas semanas atrás para o aniversário de emancipação do município e que já está com milhares de acessos na web.

Sobre o tema Esporte, Mauri em seu pronunciamento prometeu a ativação de mais academias ao ar livre na cidade (como as que serão equipadas na Praia Grande); informou sobre o processo, já em andamento, de manutenção das sedes e do corte de grama nos campos e de futebol do município e dos clubes que jogam o campeonato municipal, assim como sobre a previsão de reativação do Conselho Municipal de Esporte e, consequente, do Fundo Municipal de Esporte – envolvendo várias modalidades, incluindo o futebol.

Mauri Rodrigues encerrou seu pronunciamento na tribuna da Câmara afirmando que foi contratado pelo prefeito Carlos Souza para reestruturar e reativar algumas atividades dentro da pasta de Cultura e Esportes em Torres. E que é justamente isto que está fazendo.

Vereador da Oposição disse achar a reabertura da pasta “fora de momento”

A seguir foi aberto o espaço para que vereadores da Câmara torrense fizessem indagações ao secretário, caso achassem necessário. O vereador Igor Beretta (MDB), autor do requerimento pedindo a presença no secretário na Câmara, disse que fez a convocação para atender várias demandas (suas e de colegas da Câmara) sobre esportes e Cultura em Torres, por conta de perguntas não estarem sendo respondidas pela secretaria após a titularidade de Maruí se iniciar. Beretta também compartilhou sua opinião sobre a reativação da pasta, afirmando que achava que não seria o momento de ativar uma Secretaria que foi desativada, porque, (para Igor) o trabalho estava sendo muito bem feito dentro da estrutura da secretaria de Turismo, onde se encontravam as atividades de Cultura e Esportes antes da reativação da secretaria.

O mesmo vereador Igor fez perguntas específicas de acontecimentos em andamento junto a Secretaria de Cultura e Esportes , sendo que o secretário Mauri prometeu responder em breve (após checar os dados nos documentos e com os servidores da Secretaria).

Elogios ao secretário dominaram maioria das manifestações dos vereadores

A seguir vários vereadores pediram a palavra, mas não fizerem perguntas. A maioria elogiou o trabalho do novo secretário, colocou bons horizontes sinalizados como fruto dos projetos apresentados e até parabenizaram Mauri pelo número de trabalhos realizados em pouco tempo, conforme listou no pronunciamento.

Mas o vereador Moisés (PT) pediu que houvesse compreensão às críticas dos vereadores e sugeriu ao secretário que ele não levasse para o lado negativo.  Disse que estas deveriam ser recebidas como colaboração, principalmente por serem referentes a temas como os de Esporte e Cultura.

O presidente da Câmara, vereador Gimi (PP), mais uma vez pediu para que o secretário e a pasta registrassem – e divulgassem  – os nomes de moradores de Torres em destaque em todos os esportes, sugerindo inclusive que a cidade seja focada como um berçário de formação de bons atletas em várias modalidades.

O vereador Rogerinho (PP) também desejou bons horizontes para o novo secretário. No entanto, disse que na campanha política do ano passado, Mauri havia informado que não estava na política para trabalhar na prefeitura…. e que só aceitaria trabalhar como vereador  – caso fosse eleito pelo seu PSL (O que não ocorreu).

 

 


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados