“Adote um bicho de estimação. Acolher um pet é um ato de amor aos animais. Com a adoção de cães, você tira um animal da rua, dando um lar para ele”. É a mensagem da Prefeitura de Torres, que está oferecendo esta oportunidade de maneira bem acessível: via on-line. De casa, todos os integrantes da família podem escolher juntos um pet por meio do site canil.torres.rs.gov.br
Através do site você poderá conhecer potenciais animais de estimação, mais de 100, quase todos sem raça definida. No site constam o sexo, idade, porte, pelagem e até o temperamento. São vários cães esperando um lar. “Ser você pode mudar o destino de um animal de rua, porque não fazer isto? A maior recompensa será a retribuição do carinho que certamente virá, depois de uma boa dose de amor e cuidados. Todos os animais são entregues vacinados, desverminados e castrados”, indica a Prefeitura de Torres
Sobre o Canil de Torres (e animais tutelados pela Prefeitura)
O Canil Municipal de Torres/RS existe há aproximadamente 20 anos. Desde 2013, o Canil está sob administração da Prefeitura de Torres e encontra-se interditado, ou seja, não é permitida a entrada de novos animais enquanto não houver adequações estruturais. A Prefeitura é quem provê todos os custos com alimentação, atendimento médico veterinário e cuidados diários com os 98 caninos lá albergados.
A Prefeitura Municipal informa que possui ainda, animais tutelados em locais externos ao Canil entre: lares temporários e hospedagens, sendo responsável ao todo por 157 animais (felinos, caninos e equinos) todos aguardando adoção responsável. “A equipe é composta por 14 funcionários entre médicos veterinários, transporte, equipe administrativa responsável pela compra de insumos, orçamentos e serviços, diretora de desenvolvimento sustentável, secretário do meio ambiente e colaboradores responsáveis por alimentar os animais e realizar a limpeza do local”, destaca a comunicação da Prefeitura de Torres.
Castrações comunitárias previstas, afirma secretário
Conforme o secretário municipal do Meio Ambiente e Urbanismo, Júlio Agápio, “a construção deste site, específico para adoção, facilita o acesso de qualquer pessoa, inclusive de fora de Torres, que busca adotar um companheiro. Vale destacar que todos os animais são saudáveis e castrados”.
O secretário informa que já está no setor de Licitações da Prefeitura, processo para aquisição de castrações comunitárias no montante de 50 mil reais e que a administração municipal vislumbra parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) para trazer à cidade programa de castração gratuita.