O Dia dos Pais na História

Comemorado neste domingo, o Dia dos Pais presta desde a antiguidade uma homenagem dos filhos aos progenitores. Porém, as datas e motivos para esta comemoração foram se espalhando de forma diferente pelos quatro cantos do mundo

father, daughter, park, sunset
9 de agosto de 2020

A primeira homenagem explícita a um pai de que o mundo tem notícias aconteceu na Babilônia, há cerca de 4 mil anos. Arqueólogos encontraram uma homenagem escrita em argila de um garoto chamado Elmusu para o seu pai.

No mundo contemporâneo, o Dia dos Pais tornou-se institucionalizado de forma muito semelhante ao Dia das Mães. Em 1910, a norte-americana Sonora Louise Smart Dodd enviou uma petição às autoridades de sua cidade, Spokane, no Estado de Washington, sugerindo uma homenagem oficial a todos os pais, uma vez que atitude semelhante em relação às mães já haviam se tornado populares alguns anos antes. A inspiração de Sonora foi o próprio pai, Willian Smart, um veterano da Guerra Civil que acabou tendo que criar seis filhos sozinho, depois que sua mulher morreu no parto do caçula.

Naquele ano, foi comemorado o primeiro dia dos pais dos Estados Unidos, em 19 de junho, data do aniversário do paizão Willian. E a ideia foi se espalhando com o passar dos anos. Em 1966, o presidente Lyndon Johnson decretou o terceiro domingo de junho como oficialmente o dia nacional dos Pais nos Estados Unidos. Essa é a data de comemoração em boa parte do mundo.

 

Dia dos pais pelo mundo

 

Outras países comemoram o dia dos pais baseados em tradições religiosas ou culturais. Portugal, Espanha e Itália, países com tradição católica, homenageiam os pais no dia 19 de março, dia de São José. Na Alemanha, os pais são homenageados no dia da Ascensão, que acontece 40 dias depois da Páscoa, e representam a ascensão de Cristo aos Céus. Na Rússia, a comemoração é dia 23 de fevereiro, dia do “defensor da pátria”. Na Tailândia, os pais são homenageados em 5 de dezembro, dia do aniversário do rei tailandês (falecido alguns anos atrás)  Bhumibol Adulyadej (bilionário, um dos homens mais ricos do mundo, que é cultuado no país como um semideus).  Em Taiwan, o dia é o 8 de agosto, isso porque a pronúncia de oito em madarim é “ba”. Assim, 8 de agosto (08/08) se pronuncia “Ba Ba” que é o jeito chinês de falar papai.

 

No Brasil

 

No Brasil, a comemoração teria surgido em 1953, pelas mãos do publicitário Sylvio Bhering, que foi diretor-comercial do jornal O Globo e da Rádio Globo. Naquele ano, a homenagem foi feita em 14 de agosto (uma sexta-feira), dia de São Joaquim, considerado patriarca da família. Depois passou para todo segundo domingo de agosto. Apesar da escolha da proximidade do dia de São Joaquim, há gente que acredita que a escolha da data brasileira foi puramente comercial. Agosto era um mês considerado fraco para os lojistas.

 

*Com Wikipedia, How Stuff Works e Brasil Escola


Publicado em: Cultura






Veja Também





Links Patrocinados