O novo cinema romeno com “Sieranevada”, chega na tela do Cineclube Torres

Na próxima segunda, dia 22, às 20h será exibido filme do cineasta Cristi Puiu – que integra o ciclo de filmes (sempre em idioma original legendado) sobre laços familiares no Cineclube Torres.

20 de julho de 2024

O ciclo de julho do Cineclube Torres  –  dedicado a laços familiares – continua com uma cinematografia pouco conhecida, pouco distribuída no Brasil, mas que se afirmou nas últimas décadas com prêmios em importantes festivais. Estamos falando dos filmes realizados na Romênia, por diretores da nova geração como Corneliu Porumboiu,  Cristian Mungiu e o autor do filme de segunda (22), Cristi Puiu.

A sessão, com entrada franca, será exibida na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo (na UP Idiomas – Rua Cincinato Borges 420, Centro de Torres). Ela integra o ciclo de julho da programação continuada realizada nas segundas feiras pelo Cineclube Torres – associação sem fins lucrativos em atividade desde 2011, Ponto de Cultura certificado pela Lei Cultura Viva federal e estadual, Ponto de Memória pelo IBRAM, contando para isso com a parceria e o patrocínio da Up Idiomas Torres.

 

Sobre o filme

Em “Sieranevada” a família, na versão alargada, abrangendo diversas gerações, é colocada em cena de forma quase teatral, em espaços exíguos, fechados: uma proximidade que parece alimentar afetos mas também dissídios.

No filme, 40 dias após a morte de seu pai, o médico quarentão Lary se prepara para passar o sábado em família como homenagem ao falecido. A ocasião, no entanto, não acontece de acordo com as expectativas dos presentes.

“Fala-se muito, nessa ilusória banalidade de um dia em família. A profundidade e a complexidade são, assim, condicionadas pela habilidade de Puiu para, primeiro, criar uma encenação rigorosa e, segundo, camufla-la com o poderoso véu da espontaneidade” (Marcelo Müller, Papo de Cinema)


Publicado em: Cultura






Veja Também





Links Patrocinados