No dia 20 de fevereiro, a Diretoria da Mulher de Torres realizou uma formação especializada para aprimorar o atendimento e os encaminhamentos de casos de violência sexual e aborto legal na rede municipal. O evento aconteceu no Centro de Referência da Mulher e reuniu profissionais da saúde, assistência social, Conselho Tutelar, com o objetivo de debater desafios e fortalecer protocolos intersetoriais de proteção às mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade.
A programação contou com a participação da advogada Renata Jardim, do Fórum do Aborto Legal, da educadora popular Cláudia Prates, que abordaram fluxos de atendimento, direitos legais e a importância da articulação entre serviços e da secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Michele Brocca. No encontro também foi discutido o Projeto Fortalecendo Redes de Atenção às Mulheres em Situação de Aborto Legal no SUS (etapa Litoral Norte), além de mobilizar esforços para a implantação de um Centro de Referência de Atendimento à Infância na região, cujo atendimento estenderá às mulheres, idosos e comunidade LGBTAIS+ em situação de violência sexual.
A iniciativa reforça o compromisso da prefeitura em qualificar a rede de proteção e garantir atendimento humanizado às vítimas. “Essa formação é um passo essencial para alinhar práticas e ampliar o acesso aos direitos previstos em lei”, destacou a diretora da Mulher e do CRM, Débora Fernandes. O evento integra ações contínuas para fortalecer políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero no município.