A ‘Mulher em Construção’ – Organização da Sociedade Civil (OSC) que contabiliza a formação de mais de 5 mil brasileiras para trabalhar em reformas e obras – irá ministrar mais uma edição de oficina gratuita para mulheres torrenses, em parceria com as Lojas Taqi. Em meio as atividades do Outubro Rosa, nos dias 25 e 26 de outubro o workshop Cimento & Batom será efetivado na cidade.
As interessadas na oficina devem se dirigir à loja Taqi (na Av. Barão do Rio Branco, 468 – Centro), às 8h30 de sexta-feira (25/10) para inscrição e, logo em seguida, já participam do curso no local. Das 13h30 às 14h30, tem Roda de Conversa com equipe da OSC Mulher em Construção sobre questões de saúde, violência e empregabilidade da mulher em Torres. Mais informações pelo fone (51) 3626-1795
No sábado, 25 alunas selecionadas na classe atuam num mutirão de pintura predial – e a entidade que será beneficiada com a pintura feita pelas alunas é dedicada à mulher. A ação será feita no Centro de Referência da Mulher-CRM Pricila Selau (Avenida do Riacho, 850, Igra Sul ).
O workshop Cimento e Batom é ministrado gratuitamente há três anos em todas as regiões do estado graças ao convênio firmado pela OSC Mulher em Construção e Lojas Taqi. A união da entidade com a empresa, ambas voltadas para o aprimoramento da construção civil, já capacitou cerca de 500 gaúchas de norte a sul. Faz parte da oficina, com direito a certificado, teoria e prática de reparos na casa, hidráulica, alvenaria, cerâmica e pintura. “A ação desenvolvida em várias cidades do RS vem dando oportunidade de emprego, complemento de renda e economia a centenas de gaúchas. Elas encontram novo campo de trabalho e poupam fazendo os reparos na própria casa ou no seu local de trabalho. Juntas, no workshop, descobrem que são capazes e podem atuar em qualquer área”, Afirma Bia Kern, presidente da OSC.
OSC Mulher em Construção e o CRM Pricila Selau
A OSC Mulher em Construção é uma entidade do terceiro setor que ensina, gratuitamente, mulheres a trabalhar na construção civil. Tem por objetivo capacitá-las para ocupar vagas em canteiros de obras assim como atuar como autônomas, proporcionando autonomia, cidadania e empoderamento das mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica e de violência doméstica.
O CRM Pricila Selau – que irá passar pela pintura predial – trabalha para frear a violência contra mulheres e empoderá-las a resgatarem sua cidadania em Torres e região, junto com a Rede de Atenção que também atende vítimas de qualquer tipo de violência relacionada ao gênero. A entidade é regional a atende os municípios de Torres, Arroio do Sal, Dom Pedro de Alcântara, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Morrinhos do Sul e Mampituba.