Foi um fim de semana de Carnaval de calor intenso para os gaúchos. No sábado (10), a sensação térmica à tarde chegou a 43,5ºC em Porto Alegre. Segundo noticiou a MetSul, o calor se acentuou em algumas regiões com as maiores máximas, como se esperava, no Oeste do RS, nos vales e na região metropolitana.
De acordo com dados de estações do Instituto Nacional de Meteorologia, as máximas deste domingo foram as mais elevadas desta onda de calor em algumas cidades. O órgão anotou máximas de 39,5ºC em Quaraí; 39,2ºC em Campo Bom; 39,1ºC em Alegrete; 38,6ºC em Uruguaiana; e 38,1ºC em São Borja. E as altas temperaturas prosseguia nesta segunda (12) de carnaval, com temperatura de até 37°C em Porto Alegre.
Mas após uma forte onda de calor – que já dura mais de 10 dias em boa parte do Rio Grande do Sul e Extremo Sul catarinense – a Defesa Civil do Rio Grande do Sul prevê que a semana deve começar com clima instável em algumas regiões, com temporais, rajadas de vento de até 80 km/h e queda de granizo.
E ainda conforme a Metsul, o Ponto final na onda de calor deve ocorrer na terça-feira (13), quando uma frente fria avança com chuva mais generalizada e vai trazer acentuada queda da temperatura e um merecido alívio após doze dias de onda de calor. “Várias cidades na terça devem ter temperatura à tarde até 10ºC abaixo do mesmo horário na véspera à medida que massa de ar ameno ingresso no território gaúcho”, ressalta os especialistas do site, dedicado a meteorologia.