Enquanto o sol nascia na última quinta (31 de janeiro), voluntários preparavam-se para realizar a já tradicional ‘Operação Furnas’, ação de limpeza das furnas na Torre do Meio, em Torres. Organizado pelo Projeto Praia Limpa Torres, a O objetivo foi um só: sensibilizar a todos do enorme impacto que o lixo marinho faz neste verdadeiro santuário da natureza torrense.
Diferentemente das ações de limpeza de praia regularmente realizada com a coordenação do Praia Limpa Torres, a limpeza das furnas foi efetuada apenas por guarda-vidas e voluntários com experiência no mar e que conhecem muito bem o local – buscando evitar os riscos de acidente no local.
“Para quem não conhece, a maior parte das Furnas (da Torre do Meio) não tem acesso para pessoas, pois são cavernas/grutas marinhas voltadas para o oceano aberto. Entretanto, as furnas seguem recebendo todo tipo de resíduo proveniente de PRAIAS e CORRENTES MARINHAS”, ressalta o coordenador do Projeto Praia Limpa Torres, Alexis Sanson.
Na ação de limpeza das furnas de Torres deste ano, foram retirados aproximadamente 50kg de lixo – destacando-se pedaços de isopor, garrafas Plásticas e Resíduos de Pesca “Sempre encontramos resíduos inusitados. Em 2019, sem dúvida chamou atenção o fato de que retiramos mais de 10 chinelos e até uma “luz de emergência”, complementou Sanson.
O Projeto Praia Limpa Torres fez um agradecimento a Companhia de Guarda Vidas de Torres, bem como a equipe de surfistas voluntários que participaram da ação. Também agradece ao Mar Pedro Abreu (responsável pelas fotografias oficiais da ação)
Uma ação com história
Este evento de limpeza no local remete há uma ação ocorrida há mais de 20 anos atrás, e mostra que o conceito de sustentabilidade ambiental está há muito tempo presente entre surfistas radicados em Torres. Numa manhã do ano de 1995, os amigos Marcel de Rose e Zeca Scheffer (in memorian) aproveitando-se das condições favoráveis e foram retirar suculentos mariscos das rochas, para uma refeição. Mas eles se surpreenderam com a quantidade de embalagens, garrafas e outros resíduos que lá se encontravam depositados. Os mariscos tiveram que ficar para depois, e o lixo foi retirado em sacos de linho, em cima das próprias pranchas, em longa remanda até a praia.
E o legado ambiental dessa ação perdurou e renovou-se com o passar dos anos. Desde 2013 a ‘Operação Furnas’ vem sendo anualmente organizada pelo Projeto Praia Limpa Torres – sempre com apoio do Corpo dos Bombeiros e Salva Vidas.