Operação Golfinho encerra com queda expressiva de indicadores criminais no Litoral, conforme BM

O Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral (CRPO Litoral) divulgou, nesta segunda-feira (10/3), o balanço das ações realizadas na região durante a Operação Golfinho, entre 20 de dezembro de 2024 e 04 de março de 2025.

11 de março de 2025

A 55ª Operação Golfinho da Brigada Militar obteve reduções expressivas em diversos indicadores de criminalidade no Litoral Norte, conforme a Brigada Militar (BM). O Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral (CRPO Litoral) divulgou, nesta segunda-feira (10/3), o balanço das ações realizadas na região durante a Operação Golfinho, entre 20 de dezembro de 2024 e 04 de março de 2025.

Conforme a BMtrabalho do efetivo do CRPO Litoral, 8º BPM e 2º BPAT (que atendem Torres e os outros municípios do Litoral Norte do RS), agregado pelos policiais militares de diversas Unidades que atuaram em reforço durante o período de veraneio, resultou na queda dos seguintes indicadores, no comparativo com a Operação Golfinho 2023/2024: 56% nos furtos em veículos, 37,5% nos furtos de veículos, 40% nos roubos em estabelecimentos comerciais, 33% em furtos qualificados, 23,5% nos roubos a pedestres, 20% em roubos de residências e 17% nos roubos de veículos.

Todas as ações somaram 41.683 pessoas abordadas, 23.739 veículos fiscalizados, 22.320 ocorrências atendidas e 2.312 barreiras de trânsito realizadas em perímetros urbanos. Houve 930 prisões em flagrante, num percentual de 5,5% acima da Operação Golfinho passada, e 8% a mais de foragidos capturados, totalizando 95 indivíduos. Foram retiradas de circulação 68 armas de fogo, sendo 39 a mais do que na Operação Golfinho anterior, representando um aumento de 134%. Com relação a munições apreendidas, o total foi de 1.780 unidades, enquanto que na temporada passada foram 438, que significa 306% a mais. Também houve aumento na quantidade de drogas apreendidas: 246 quilos nesta Operação Golfinho, superando os 54 quilos da edição anterior.

 

Policiamento com quadriciclos foi novidade

 

A novidade na 55ª Operação Golfinho foi o policiamento com emprego de quadriciclos na faixa de areia das praias, que colaborou para a redução da perturbação do sossego alheio em 9%, devido à fiscalização de volume acima do permitido em caixas de som nas praias. De acordo com a BM Esse controle também foi feito pelo policiamento em bicicletas.

Outra inovação durante a Operação Golfinho, foi o projeto Polícia de Proximidade, proporcionando atividades lúdicas e de lazer para crianças e adultos, com apresentações das Bandas de Música da Brigada Militar, Escolinha de Trânsito do Comando Rodoviário da BM, entre outras atrações.

Segundo o comandante do CRPO Litoral, coronel Artur Marques de Barcellos, o balanço desta edição demonstra que a Operação Golfinho segue evoluindo, tanto na ampliação dos resultados operacionais quanto na aproximação com a comunidade. “Os números expressivos de produtividade e a queda de indicadores criminais refletem o comprometimento da tropa e a efetividade das estratégias adotadas”, afirmou. “As ações preventivas intensas e a integração dos diversos setores da Brigada Militar foram fundamentais para proporcionar segurança adequada aos moradores e veranistas”, declarou. “Além do trabalho de repressão ao crime, as ações de Polícia de Proximidade construíram um ambiente harmonioso para quem frequentou o Litoral Norte durante a temporada”, finalizou o comandante.

 

 

*TEXTO: Jornalista Jussara Pelissoli- servidora civil

*FOTOS: Soldados Rodrigo Ziebell, Joel Arrojo, Tatiane Dornelles e Arquivo BAvBM


Publicado em: Policial






Veja Também





Links Patrocinados