Quem é apaixonado por animais, certamente ADORARIA ganhar um pet de presente independentemente da ocasião, mas é preciso calma e cautela sempre que uma situação envolve a vida de outro ser vivo. É muito comum que pais e mães deem cachorros, gatos, coelhos, peixes, roedores, entre outros, de presente de Aniversário, Natal e Dia das Crianças para seus filhos. Mas por trás dessa decisão, sempre existem consequências infelizmente pouco divulgadas.
Em boa parte das vezes, as crianças podem perder o interesse em fazer as tarefas obrigatórias que envolvem o dia a dia de um animal de estimação. Alimentar, levar para passear e limpar suas necessidades é algo inevitável e que acaba sendo desinteressante para os menores. Com isso, são os pais ou funcionários da casa que pegam tais tarefas como responsabilidade, muitas vezes gerando problemas dentro da família.
Com o tempo, aquele bichinho que antes era tão interessante por ser uma novidade pode acabar virando um fardo, um problema. Com a chegada das férias, o abandono cresce absurdamente, por isso é tão importante considerar que ao adotar um bichinho, é possível que por pelo menos alguns anos você precise se privar de determinadas ocasiões ou, no mínimo, despender certa quantia para que alguém cuide dele durante a sua ausência.
Quando oferecemos um pet como uma forma de presente, indireta e inconscientemente estamos “coisificando” um ser vivo. Isso, de alguma forma, faz com que os pequenos possam não entender a importância e o valor real de uma vida (seja ela qual for). É claro que algumas espécies vivem menos e dão menos trabalho, mas de qualquer maneira, precisam de consideração e cuidados específicos.
Ter um bichinho em casa é uma ótima oportunidade para ensinar às crianças um pouco de responsabilidade, respeito e limites. Mas mais do que isso, hoje em dia, sabemos que os pets conquistaram um espaço muito importante em nossas vidas, sendo considerados membros da família, o que faz cada vez mais com que os tratemos da melhor forma possível. E por mais problemático que seja, não queremos ensiná-los a simplesmente descartar um membro da nossa família, não é mesmo?
Adotar um animal é algo muito sério que sempre deve ser pensado e planejado. Um levantamento recentemente divulgado mostra que ter um cão em casa pode custar, em média, o equivalente ao preço de dois carros populares novos. Isso, claro, se ele não tiver grandes problemas de saúde e nem desfrutar de “luxos” hoje costumeiros, como frequentar uma creche/ daycare.
Quando alguém (que não os pais) dá de presente um pet para uma criança, certamente não leva em conta fatores importantes como a rotina da casa, os hábitos da família e até mesmo o orçamento daqueles que irão sustentar o novo membro.
Quer mesmo um pet na família? Pense bem!
É claro que ter um animal em casa faz toda a diferença inclusive na criação das crianças, mas oferecê-los como um videogame, uma bicicleta ou um jogo certamente não é a melhor opção. Espere as festas passarem, curta e, depois, decida se é mesmo a hora de terem um pet na residência.
Se optar por ter um pet, aproveite! Suas férias podem nunca mais serem as mesmas.
Mas se você decidir adotar tenha a certeza que vai tomar uma linda decisão para a vida toda.
Conheça a ATPA (Associação Torrense de Proteção aos Animais) que cuida de animais abandonados, muitos deixados irresponsavelmente por veranistas ou abandonados por moradores, entre eles muitos filhotes e velhotes que aguardam um lar. Nosso telefone de contato é (51) 98111-6834. Você pode nos ajudar de várias maneiras, seja através do PIX chave 00940020000142 ou com uma contribuição na conta da ATPA, (Associação Torrense de Proteção Animal) Banrisul (041) Agência 0955, conta 06.032079.0-6, com doação de ração ou compra de nosso calendário e, sobretudo adotando um animal. Os animais que aguardam um lar amoroso em lar temporário da ATPA são lindos, saudáveis e só precisam de uma chance para retribuir com amor por toda a vida. Com a pandemia, as feiras de adoção não podem ser realizadas e eles não podem ser vistos, ficando esquecidos nas casas de passagem.
Abra seu coração e venha conhecer nossos lindos e amorosos animais disponíveis para adoção ou ajude-nos a divulgá-los. Visite nossas redes sociais, faça contato através de nosso telefone e combine uma visita, que pode ser feita com toda a segurança.
Visite nossas redes sociais!
PRECISAMOS MUITO DE RAÇÃO
Além dos animais de rua de Torres, alimentamos semanalmente os animais da aldeia indígena (Campo Bonito). Se você puder nos ajudar doando ração, pode comprar e nos avisar, nós buscamos e desde já agradecemos sua generosidade.
A ATPA deseja a todos um lindo natal e um feliz 2022.