OS PERIGOS DA INJEÇÃO ANTI-CIO

Além de controlar o número de cãezinhos e gatinhos que vêm ao mundo, a opção ideal de castrar ainda pode trazer inúmeros benefícios para a saúde, já que esse método também ajuda a prevenir diversas doenças, como o câncer de mama ou de útero.

15 de dezembro de 2023

A cadela no cio é sinônimo de preocupação para os tutores que não querem filhotinhos em casa. Não é à toa que muitos buscam alternativas para afastar qualquer possibilidade de uma gravidez indesejada. Uma delas é a vacina anticoncepcional para cadelas. Embora esse método funcione de um jeito no organismo humano, não quer dizer que aconteça da mesma forma nos animais. Na verdade, o anticoncepcional para cachorro traz efeitos colaterais nada agradáveis para a saúde do animal – e não é recomendado.

Por se tratar de um método mais barato do que a castração, algumas pessoas recorrem à vacina anticoncepcional para inibir o cio das cadelas. Os anticoncepcionais são inibidores compostos por hormônios que impedem a fase do estro (fase do cio). No entanto, esse método não é indicado devido às sequelas que os hormônios presentes nos anticoncepcionais podem causar no corpo do animal. Problemas reprodutivos são facilitados e podem resultar em diversas complicações, como a piometra (infecção uterina) e neoplasias mamárias.

Além disso, o uso contínuo e em doses elevadas pode causar acromegalia e diabetes (devido a elevação da produção do hormônio do crescimento inibindo a insulina periférica). Então, se a sua vontade era de aprender como aplicar injeção anticoncepcional em cadelas, é melhor repensar, viu? É a saúde da sua cachorrinha ou gatinha que está em jogo.

A maneira mais eficiente e segura de prevenir a gravidez indesejada em cachorras e gatas é com a castração. Além de controlar o número de cãezinhos e gatinhos que vêm ao mundo, castrar ainda pode trazer inúmeros benefícios para a saúde, já que esse método também ajuda a prevenir diversas doenças, como o câncer de mama ou de útero.

Sua cachorra ou gata está no cio e você não sabe o que fazer? É sempre bom tomar algumas precauções nessa fase, já que pode ser um período bem estressante – tanto para o tutor, quanto para a cadela ou a gata. Mesmo com as alterações comportamentais que acontecem nesse intervalo de tempo, sua companheira deve receber muita atenção e carinho. Pode parecer bobo, mas isso faz uma diferença danada, pois ela precisa se sentir acolhida nesse momento.

Outro ponto importante é que o tutor deve realizar a higienização da vulva por causa do sangramento que ocorre no período. Além disso, durante o cio, a cadela ou gata exalam um cheiro que só os outros cães ou gatos vão sentir, então é importante deixá-las separadas dos machos para não trazer gestação indesejada.

 

Abra seu coração e venha conhecer nossos lindos e amorosos animais disponíveis para adoção ou ajude-nos a ajudá-los. Visite nossas redes sociais, faça contato através de nosso telefone e combine uma visita, que pode ser feita com toda a segurança.

Conheça o trabalho da ATPA:

Instagram: @ atpa.coracaoanimal

Facebook: https://www.facebook.com/atpa94/

Site: https://www.atpacoracaoanimal.org/

 

Fazemos parte da NFG: Cadastre o seu CPF na NFG e indique a ATPA como entidade a ser beneficiada. Também fazemos parte da “Tampinha Legal”. Junte suas tampinhas e entre em contato conosco.

 

 


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados