Promovido pela Sociedade Brasileira de Paleontologia, o evento Paleo RS 2023 reuniu no último final de semana (15 a 17 de dezembro) quase 100 paleontólogos, pesquisadores e estudantes de Graduação e Pós-Graduação na Ulbra Torres. Entre as atividades, foram realizadas palestras, apresentações de trabalhos e projetos, exposição de banners, minicursos e saída de campo ao Parque Estadual da Guarita (Torres).
A edição deste ano foi organizada por uma comissão composta por pesquisadores da Ulbra Torres, Unisinos/São Leopoldo, Unipampa/São Gabriel e Cappa/UFSM. Entre os componentes, a presidente Fernanda Luft de Souza (Unisinos, itt Oceaneon e ONG GeoRoteiros) e os professores Rivaldo Raimundo da Silva (Ulbra, Prefeitura de Torres e Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul) e Mauro Daniel Rodrigues Bruno (Unisinos, itt Oceaneon e ONG GeoRoteiros).
O evento contou com a participação de 71 paleontólogos, que apresentaram 53 pesquisas em apresentações orais ou banners. Também ocorreram seis minicursos sobre temáticas relacionadas à paleontologia e atividades de campo, contando com a presença de profissionais, estudantes e interessados no tema.
“É importante destacar que todas as atividades realizadas durante a Paleo RS 2023 foram planejadas e realizadas em cooperação por diversas instituições engajadas em promover o Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul. Neste sentido, foi primordial que este evento tenha ocorrido nas dependências da Ulbra Torres, localizadas no território do geoparque”, destaca o professor Mauro Daniel Rodrigues Bruno.
Evento na Ulbra
Durante a cerimônia de abertura da Paleo RS 2023, o diretor da Ulbra Torres, Valdemar Sjlender, falou sobre a importância da parceria para promover eventos deste porte na Região, enquanto Gislael Floriano, Diretor Executivo do Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul, destacou o reconhecimento internacional pelo excelente trabalho que está sendo feito em Torres. Já Henrique Kern, professor do curso de Geologia da Unisinos, agradeceu a participação dos profissionais da área e dos estudantes.
Ao longo do evento, os pesquisadores Oscar Strohschoen Jr., Cezar L. Schultz e Gerson J. S. Terra foram homenageados durante a atividade paleontologando. Também foram homenageados os jovens pesquisadores Arielli F. Machado (Unipampa), Romulo Cenci (Unisinos) e Tamires N. Zardin (Unisinos, itt Oceaneon).
“Os pesquisadores envolvidos na organização ficaram muito satisfeitos com a estrutura e o apoio da Ulbra Torres, e já cogitam trazer novos eventos de abrangência nacional e até internacional vinculados ao Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânios do Sul. Além da importância científica, isso também colabora para o turismo e a economia regional”, sinaliza o professor Rivaldo Raimundo da Silva.