Idealizado pelo Praia Limpa Torres, o Projeto #bitucazero terá um reforço de peso na luta contra os malefícios das baganas de cigarro para o meio ambiente em Torres. O projeto é apoiado pela Pinho Construtora, e para a temporada de veraneio em 2019 a meta é que cerca de 200 bituqueiras ecológicas sejam espalhadas por diversos pontos da cidade: lugares como quiosques, praças, o calçadão, praia e outras áreas públicas próximas da orla receberão o equipamento .
Esta iniciativa #bitucazero, que no ano passado recolheu aproximadamente 10 mil bitucas em Torres, ganha ainda mais força para 2019 – dando uma opção consciente para o descarte dos restos de cigarro. “Quem ama, cuida! Faça sua parte, preserve e incentive nossas praias e ruas SEM BITUCA NO CHÃO”, ressalta o idealizador do Projeto Praia Limpa, Alexis Sanson.
Relembrando que à bituca de cigarro leva até 5 anos para se decompor e seus resíduos químicos provenientes do tabaco, quando jogados no chão, acabam poluindo o solo e sendo um risco para contaminação de aves e outros animais (que por vezes veem na bagana de cigarro um potencial alimento) .