Desde a última semana, a Secretaria Municipal de Obras vem desobstruindo as passarelas de transposição de pedestres à faixa de praia na Praia Grande, em Torres. Essas atividades estão previstas no Plano de Manejo de Dunas licenciado pelo município de Torres junto à FEPAM através da Licença Única 2054/2024. (atividade licenciada junto ao órgão estadual desde 2006).
Após a retirada da areia, são realizados plantios de margaridas-das-dunas (Senecio crassiflorus), planta herbácea nativa e típica de ecossistemas de dunas frontais, que tem como uma de suas funções ecossistêmicas fixar a areia das dunas, de modo que estas deixem de se movimentar e ocupar as infraestruturas urbanas, como as passarelas.
Segundo a municipalidade “até o momento, foram plantadas três mil mudas, com previsão do plantio de 20.000 mudas até a finalização das ações de plantio”.
Passarelas: meio de acessibilidade e estratégia de preservação
As passarelas são importantes meio de acessibilidade de moradores e veranistas rumo a orla, mas também são importantes como estratégia de conservação das dunas e sua vegetação associada, que protege a cidade de ressacas, inundações, erosão costeira, além de impedirem que a água salgada se misture com a água doce retida no lençol freático.
“A retirada de areia deve ser acompanhada pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, que, como responsáveis técnicos da licença, orientam os operadores da máquina sobre os locais em que podem intervir, além de evitar acidentes com a fauna residente. Além do acompanhamento, a SMAURB procedeu com o recolhimento de resíduos sólidos urbanos nessas áreas”, destaca a comunicação da Prefeitura de Torres.







