O mais recente relatório de balneabilidade das praias catarinenses foi divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA SC) nessa sexta-feira (27). O documento referente a semana entre os dias 23 e 27 de dezembro mostrou que 170 dos 238 pontos de coleta monitorados estão próprios para banho. Com isso, 28,57% dos pontos tiveram resultado negativo na análise de balneabilidade em SC.
Em Passo de Torres, infelizmente as mensurações não foram positivas. Ambos os pontos analisados foram considerados impróprios para o banho: o Braço Morto do Rio Mampituba (que há muitas análises vêm sendo considerado impróprio para banho) e o Ponto 01 na Praia de Passo de Torres (altura da Rua 21 de Maio).
No Extremo Sul de Santa Catarina, estão impróprios para banho ainda: em Balneário Gaivota, o ponto localizado junto a foz do riacho, no encontro com o mar; no Balneário Arroio do Silva, o ponto impróprio para banho está localizado na Av. Mondardo, também na foz do arroio.
Conforme o IMA SC, um ponto é considerado impróprio quando em 4 das últimas 5 coletas o resultado de concentração de E. coli for superior a 800 NMP/100mL – ressalvada também a condição que o resultado mais recente seja superior a 2.000 NMP/100mL.