O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou ne o relatório de balneabilidade nº 28 – com as informações referentes à semana de 3 a 7 de fevereiro de 2025. De acordo com as amostras coletadas nos 238 pontos monitorados pelo Instituto em todo Litoral catarinense, 150 estão próprios para banho, o que representa 63,03%.
No extremo-sul catarinense são seis pontos impróprios para banho. Destes, são três pontos em Balneário Arroio do Silva (na Rua Apolônio I. Cardoso – 100 m ao norte do arroio, na Rua P. Oliveira – 100 m ao sul do arroio e na Av. Mondardo – Foz do arroio). Já na cidade de Balneário Gaivota, o ponto impróprio fica no Arroio da Praia de Gaivota – na altura da foz do riacho/arroio em sua desembocadura no mar).
Em Passo de Torres são dois pontos impróprios: 1) o Braço morto do Rio Mampituba, próximo à ponte; 2) na Praia de Passo de Torres, na altura da Rua Vinte de Maio.
De outubro a março, o IMA realiza o monitoramento da balneabilidade das praias catarinenses semanalmente, e às sextas-feiras, divulga um release com o balanço da semana. Já entre os meses de abril e setembro, a pesquisa e a divulgação são mensais.