Ambos os pontos monitorados de Passo de Torres estavam classificados como impróprios para banho, segundo o mais recente relatório de balneabilidade divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) no dia 30/01. A análise considera coletas realizadas nos dias 26 e 27 de janeiro de 2026.
As praias do sul de Santa Catarina (entre Passo de Torres e Laguna) apresentam predominância de pontos próprios de monitoramento da balneabilidade, segundo os últimos dados do relatório de análise divulgado pelo IMA SC. Do total de 47 pontos avaliados na região, 33 são classificados como próprios, o que representa 70,2% do total.
Em Passo de Torres, tanto a Praia Central (em Frente à Rua 20 de Maio) quanto o Braço Morto do Rio Mampituba foram classificados como impróprios.
Vale destacar ainda que, em Balneário Gaivota, 1 dos 7 pontos analisados é considerado impróprio (na Foz do Arroio)

Situação geral da balneabilidade em Santa Catarina
O relatório atual indica que 65,00% dos pontos monitorados no Estado de Santa Catarina, apresentam condição própria para banho, totalizando 169 pontos. Outros 91 pontos foram classificados como impróprios, correspondendo a 35,00% do total avaliado.
O levantamento abrange 34 municípios do litoral catarinense e faz parte do monitoramento semanal realizado entre os meses de outubro e março, período de maior uso das praias.
O que é avaliado na balneabilidade das praias
A classificação da balneabilidade segue critérios da Resolução CONAMA nº 274/2000. O principal indicador analisado é a concentração da bactéria Escherichia coli, que indica contaminação por esgoto doméstico.
- Um ponto é considerado próprioquando, em pelo menos 80% das últimas cinco amostras, o resultado é de até 800 E. coli por 100 ml de água.
- O ponto é classificado como impróprioquando mais de 20% das amostras superam esse limite ou quando a última coleta ultrapassa 2.000 E. coli por 100 ml.
As amostras são coletadas a cerca de um metro de profundidade, preferencialmente em locais de fácil acesso e representativos do uso pelos banhistas.
Quer acompanhar as notícias do jornal A FOLHA Torres no seu celular?
CLIQUE AQUI e acesse nosso grupo no Whatsapp








