No último boletim epidemiológico da Prefeitura do Passo de Tores, divulgado na tarde desta quinta-feira (28), foram registrados 9 novos casos positivos de Covid-19 no município. Agora, são 12 casos confirmados de Covid-19, com outros 3 suspeitos e 72 descartados no Passo de Torres. Dos 12 positivos para Covid-19, 3 estariam recuperados e os outros 9 em monitoramento.
“O coronavírus apresenta alta transmissibilidade, inclusive em pacientes assintomáticos, e devido aos resultados recentes de pesquisas, que apontam profissionais da saúde como possíveis portadores assintomáticos – devido ao constante contato no atendimento de pacientes, associado a disponibilidade de testes rápidos para auxiliar no combate à pandemia – optou-se por realizar a testagem dos profissionais da UBS Passo de Torres. Alguns profissionais da unidade central testaram positivo para COVID-19. Os mesmos encontram-se afastados e isolados e não apresentam nenhum sintoma no momento, cumprindo as medidas das autoridades de saúde”,ressalta a Prefeitura do Passo de Torres.
Conforme a municipalidade do Passo de Torres, os testes rápidos apresentam sensibilidade e especificidade que pode ser superior a 80%. A UBS do município, nos próximos dias, terá os atendimentos agendados suspensos, o atendimento de situações de urgência e emergência permanecerão em funcionamento. Além disso a UBS entrou-se em processo de limpeza e desinfecção.
“Ressaltamos que o isolamento social e uso de medidas como máscara e higienização frequente das mãos ainda são medidas extremamente eficientes e devem ser mantidas como prioridade”, indica a Prefeitura do Passo de Torres, que complementa: “Todos nós necessitamos de suprimentos básicos, de continuar exercendo nossas atividades para manter a estabilidade de nossas famílias. No entanto isso deve ser realizado com todos os cuidados possíveis”.
“Os trabalhadores da área da saúde não pararam em nenhum momento, o que infelizmente aumenta as chances de contato com o vírus, este recuo frente a situação não representa uma atitude de medo ou aflição: seguiremos trabalhando para disponibilizar à população atendimento de saúde com a maior segurança possível. São nossas atitudes que apresentam potencial para controlar a situação sem maiores danos e sofrimento”, finaliza a nota da Prefeitura do Passo.