O atleta Pedro Henrique de Freitas bateu o recorde do Desafio da Lagoa do Violão, competição esta que acontece desde 2011 no Dia do Desafio em Torres. Em 2023, aconteceu no dia 31 de Maio. Pedro estabeleceu o novo recorde percorrendo a volta em 6`11”10, sendo que o antigo recordista era ele mesmo, que tinha o tempo de 6`13”.
O pódio masculino do Desafio da Lagoa 2023 teve, além de Pedro campeão, em Segundo Lugar Alan Vieira e em 3° Lugar Carlos Eduardo Borba.
Já no Feminino a grande vencedora foi Brenda Brum Rodrigues, que percorreu a volta da Lagoa do Violão em 7`30”, estabelecendo o novo recorde feminino do trajeto (que antes pertencia a Carolina Conceição). Fecharam o pódio feminino Poliana Farias (Vice Campeã) e Simone Silveira (em 3° Lugar).
O Dia do Desafio é celebrado anualmente na última quarta-feira do mês de maio. O principal objetivo desta data é motivar a população a prática de atividades físicas, seja para melhorar a saúde física como também a mental. No Desafio da Lagoa do Viuolão, mais de 150 atletas participaram entre Crianças, adolescentes e adultos, sendo que foram arrecadados mais de 50 litros de leite.
“Agradecemos demais a todos os atletas e toda equipe Ascort, Sesc Torres, e a todos que contribuíram para o sucesso do evento. Deixamos aqui um parabéns a todos os atletas que participaram e subiram ao pódio em suas respectivas categorias”, concluí a comunicação da Ascort.
Atletas de Arroio do Sal também com bons resultados
Arroio do Sal também foi representado por alunos no Desafio da Lagoa do Violão, em Torres. Segundo o professor de Atletismo, Elton Dias, o município levou para a competição 16 atletas e 9 responsáveis que acompanharam as crianças.
“As distâncias das provas variaram de acordo com a idade dos alunos, entre 100m e 800m, com idade de até 16 anos. Acima de 16 anos, a prova contou com a volta completa na lagoa, totalizando 2.150m”, explica Dias. O professor Elton conta que Arroio do Sal teve atletas campeões nas categorias: Fraldinha feminino, Fralda feminino, Sub12 feminino, Sub14 masculino e Sub16 feminino. Além de outros atletas que ficaram em 2° e 3° lugares, nas categorias até Sub16.