Em algumas praias do Litoral Norte Gaúcho, inclusive em Arroio do Sal e Torres, banhistas estão relatando a presença dos chamados ‘Dragões Azuis’ – nome popular da lesma da família Glaucus atlanticus, pequeno e belo animal (uma espécie marinha de molusco sem casco).
Além disso, a municipalidade de Arroio do Sal relatou que a caravela-portuguesa também foi avistada nas praias do município. “Esse animal marinho, que na verdade é uma colônia de quatro pólipos diferentes, pertence ao grupo dos cnidários e pode ser encontrado em águas quentes dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico”, destaca a comunicação da Prefeitura de Arroio do Sal .
Animais oceânicos, tanto as Caravelas-portuguesas quanto o Dragão-Azul são animais que não costumam ser muito avistados junto a costa sul-brasileira.
Bonitos mas perigosos
A caravela-portuguesa – uma espécie de água-viva – se alimenta de pequenos peixes e plâncton que são capturados pelos seus longos tentáculos, que podem chegar a 50 metros de comprimento. Sua cor varia entre o azul, o rosa e o roxo, e sua forma lembra as embarcações portuguesas da época das grandes navegações, daí o seu nome. Mas não se engane pela sua beleza: a caravela-portuguesa possui um veneno muito potente, que pode causa dor intensa e queimaduras graves na pele.
Já o Dragão Azul é outro perigo, uma vez que eles se alimentam de Água-Vivas (Como as próprias caravelas portuguesas) e conseguem concentrar o veneno de suas presas. Por isso, os banhistas precisam tomar cuidado. O veneno, quando entra em contato com a pele humana, pode causar queimaduras dolorosas.
Recomendações, em caso de queimaduras
Assim sendo, se você chegar a encontrar algum destes animais junto a orla, não se aproxime nem tente tocá-la. Avise o guarda-vidas mais próximo e alerte outras pessoas sobre o risco. Se você for ‘queimado’ por uma caravela-portuguesa ou dragão-azul, siga estas recomendações:
-Lave o ferimento com água do mar, para remover os tentáculos que ficaram na pele.
-Use um palito de sorvete ou um cartão de crédito para raspar os tentáculos restantes.
-Lave a área afetada com vinagre, para neutralizar o veneno.
-Procure atendimento médico se apresentar sintomas de alergia, como vermelhidão, coceira e inchaço prolongados.