Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Torres, realizada na segunda-feira, dia 9 de dezembro, foi aprovado por unanimidade o Requerimento, de autoria do vereador Jacó Miguel (PDT) que pede que a Casa Legislativa torrense encaminhe Moção de Congratulação ao biólogo Federico Sucunza e ao pescador Valtamir Mattos Dos Santos, “o Nenê”.
A moção seria por conta dos “relevantes serviços prestados à Sociedade” pelos cidadãos homenageados – destacando-se por ações inovadoras na discussão de manejos em prol do meio ambiente e da pesca sustentável. Conforme texto da mesma moção, os torrenses participaram de evento Internacional sobre Meio Ambiente, realizado em Camarões (país da África), entre os dias 02 a 07 de dezembro. Este evento, por sua vez, teve como objetivos discutir ações de conservação marinha.
Na África para apresentar projeto que utiliza garrafas PET
Pescador Valtair Mattos dos Santos, o Nenê
O pescador de Torres Valtamir Mattos dos Santos, mais conhecido como Nenê, foi para Camarões participar desta reunião internacional, que reuniu pesquisadores e pescadores do mundo todo. Nenê foi acompanhando do pesquisador do Projeto Pesca/GEMARS, Federico Sucunza, e no país africano ambos apresentaram os resultados de um estudo inédito realizado em Torres.
Federico explica que o estudo visa utilizar garrafas PET para reduzir a captura acidental em redes de pesca da toninha, pequeno golfinho ameaçado de extinção. O uso das garrafas foi escolhido por ser um equipamento de baixo custo com um potencial para uso de todos os pescadores artesanais, sem causar um impacto econômico.
Desde 2020, Nenê tem utilizado as garrafas PET durante a sua atividade de pesca, e até o momento os resultados indicam uma alta redução das capturas acidentais, em função do uso das garrafas. “Nenê foi fundamental para o desenvolvimento do estudo ao ter desenvolvido formas de fixar as garrafas nas redes sem prejudicar a sua atividade de pesca”, destaca a moção.
Essa técnica desenvolvida pelo pescador torrense é tão importante que recebeu o reconhecimento do Comitê Científico da Comissão Internacional Baleeira, sendo recomendada sua expansão para outras partes do Brasil e do Mundo. Em função dessa recomendação, Nenê e Federico foram convidados para participar do evento em Camarões para poder ensinar essa técnica para pescadores da região.
Nenê é pescador profissional com 40 anos de experiência, já tendo trabalhado em todas as modalidades de pesca. Ele relata que foi muito gratificante ter feito essa viagem. Antes, ele nunca tinha andado de avião e não imaginava algum dia conhecer o continente africano. “Esta primeira viagem trouxe a possibilidade de conhecer novos pescadores, aprender sobre a forma que a pesca é realizada na região, além de ter visitado lugares muito bonitos”.
O destaque não é apenas pela técnica que vem sendo desenvolvida pela parceria de Nenê e Federico, mas, também pelo fato de ser – segundo justifica a moção do vereador torrense – “a primeira vez que um pescador do Brasil visita o continente africano, com o objetivo de ensinar estratégias de conservação marinha para pescadores locais”. O evento contou com a presença de um grande público e novas parcerias foram formadas.