No último dia 30 de junho, o Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) da Ilha dos Lobos, unidade de conservação localizada em Torres e gerida pelo ICMBio, realizou a II Oficina de Conhecimento Ecológico Local que faz parte das atividades previstas no Projeto ‘Multiplicando Protetores do Mar’ – com apoio do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul (CEPSUL/ICMBio) e Colônia de Pesca de Torres (Z-7).
A oficina reuniu pescadores e pescadoras artesanais da cidade de Torres para discutirem juntos o estado de conservação dos peixes considerados mais importantes na região. Através da percepção dos pescadores e pescadoras de Torres, foi verificada a quantidade das principais espécies de peixe que ocorrem na região, comparada às décadas anteriores. Foi também discutido sobre a variação do tamanho dos mesmos e tendências de estoque.
Aline Kellermann, chefe do REVIS Ilha dos Lobos, destaca que na primeira oficina realizada em 2019 os pescadores identificaram 68 espécies de peixes que ocorrem na nossa região que gerou um artigo científico. Dentre estas, foram selecionadas as de importância econômica para pesca artesanal para avaliar o seu estoque. Pretende-se realizar periodicamente a mesma oficina para acompanharmos a tendência de estoque das espécies selecionadas e a partir disso, discutirmos possíveis ações para mitigarmos os impactos sobre elas.
Novas oficinas com temas direcionados à pesca serão realizadas em breve. Agradecemos a presença de todos que estiveram presentes, e aqueles que tiverem interesse em participar das próximas atividades do projeto, podem entrar em contato com o REVIS da Ilha dos Lobos pelo telefone, (51)36644874.