Entre os dias 31 de janeiro e 02 de fevereiro, ocorreu o Torres Balloon Summer, competição entre balonistas que coloriu o céu de Torres neste período de veraneio.
O tempo ajudou, e a competição entre os 17 pilotos participantes foi possível em todos os dias. Foram diversas provas clássicas do balonismo disputadas: Fly-In (lançamento do marcador em um alvo fixo), Gordon Bennett, Alvo Declarado pelo Juiz, máxima distância, Caça a Raposa.
Após o primeiro dia (31/01), Jaime Pinho liderou a competição, mas no 2° dia (1°/02) João Vitor Justo (representante de Torres e atual campeão Brasileito de Balonismo) assumiu a ponta e manteve o bom rendimento para garantir o título do campeonato – somando 7.288 pontos no total.
A disputa foi acirrada até o último voo, e o pódio foi completado por Elvis Crescencio, de Praia Grande (SC), que ficou com a segunda colocação ao atingir 6.674 pontos, e Rogério Daitx (de Torres, presidente da Federação Gaúcha de Balonismo), que terminou em terceiro lugar com 6.568 pontos.
“Além do título, João Vitor Justo também conquistou o prêmio de melhor marca da competição, registrando um incrível acerto de 15 cm na prova Fly-In deste domingo (2). Como reconhecimento pela precisão, o piloto recebeu uma mala de voo da Aeromagic Balloons, patrocinadora do prêmio especial”, destaca o Blog do Balonismo.
O evento contou com o patrocínio de R Dimer, Brasesul Corretora de Seguros, Lake Condomínio Resort, AutoLugg Veículos, A Lenha Pizzaria e Restaurante e Private Internet. Com o sucesso desta 1ª edição, o Torres Balloon Summer já entra para o calendário do balonismo no Brasil e deverá ter sua segunda edição confirmada para 2026.
Lembrando que Torres foi agraciada com o título de “Capital Nacional do Balonismo” um marco oficializado pela promulgação da Lei Federal 14.808 em 11 de janeiro de 2024