O piloto Caio Avelino, de Boituva (SP), conquistou neste domingo (15) seu primeiro título nacional ao vencer o 38º Campeonato Brasileiro de Balonismo, realizado em Boituva (SP).
Com o resultado, Caio conquista o principal campeonato da modalidade no país. O segundo lugar ficou com Giovani Pompermaier, de Torres (RS), e o terceiro colocado foi Fábio Pascoalino, de Itupeva (SP).
A definição do campeonato ocorreu no sábado (14), penúltimo dia de provas em Boituva (SP), foi marcado por boas condições de voo e aproximações precisas dos pilotos. Ao todo, foram realizadas seis tarefas técnicas: • Fly-in, • Mínima distância com duas marcações, • Alvo declarado pelo juiz, • Valsa de hesitação, • Fly-on, • Ângulo.
Em meio a intensa agenda de tarefas competitivas, o piloto torrense Giovani Pompermaier (que até então liderava o campeonato) acabou sendo superado por Caio Avelino. O último voo competitivo, previsto para a manhã de domingo (15/06), foi cancelado devido aos ventos fortes, mantendo assim a classificação final definida após o penúltimo dia (e o título de Avelino)
Entre os destaques do evento, o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, participou de um voo de balão acompanhado pelo presidente da Confederação Brasileira de Balonismo (CBB), Johnny Alvarez — o “Johnny do Balão”.
O Campeonato Brasileiro de Balonismo foi uma realização da CBB, com patrocínio da Aeromagic e apoio da Prefeitura de Boituva, Record Paulista e ATP Confecções. (Com informações de Blog do Balonismo)
“Sonho que já se realizou”
Em suas redes sociais, o piloto torrense Giovani Pompermaier falou um pouco sobre o vice-campeonato no Brasileiro de Balonismo:
“Gratidão a Deus por me permitir viver tudo isso. Um sonho que já se realizou, pódio no campeonato mais importante do Brasil entre os melhores pilotos do Brasil. Dedico esse pódio em primeiro lugar a Deus que me conduz todos os dias, a minha esposa Flávia Souza e meu filho Miguel Antônio que me incentivam demais, a minha família e em especial ao meu falecido pai (POMPA), tenho certeza que ele esteve comigo em todos os voos. Aos amigos que estiveram comigo a todo momento vibrando, honrando e torcendo, gratidão. Obrigado time X Team Balonismo por todo apoio, somos uma família. A minha equipe Tiago Lenz e Alex Rosa valeu pela dedicação e parceria, sem vocês o balão não voa! Não posso deixar de mencionar meu sócio, parceiro e amigo Ricardo Lima que, enquanto estou fora, fica na retaguarda da nossa empresa. Sem dúvida fez falta aqui voando conosco, mas não faltou energia positiva e boas vibrações de longe”.