O sábado (29) começou com adrenalina e muita disputa no 33º Festival Internacional de Balonismo, os pilotos realizaram as provas Gordon Bennet Memorial e Valsa da Hesitação com dois alvos, um no Parque do Balonismo e outro no campo do Graco, o piloto podia escolher um dos alvos para pontuar.
No Parque Odilo Webber Rodrigues também tinha a prova do cesto, o piloto que acertasse a marca dentro dele, que estava no meio do alvo, além de vencer a prova ganharia R$ 5 mil. Apenas um piloto acertou a marca, o Reni Pinho.
A prova Gordon Bennet Memorial precisa jogar a marca dentro de uma área de pontuação o mais próximo a um alvo previamente marcado. O resultado é a distância do ponto de medição da marca mais próximo do alvo. Menor distância é melhor.
Já a Valsa da Hesitação os competidores precisam jogar a marca próximo a um dos vários alvos previamente marcados. O resultado é a distância do ponto de medição da marca mais próximo do alvo. A menor distância é o melhor.
Não houve voos competitivos realizados no sábado pela tarde. Assim, a parcial da classificação geral do Festival Internacional de Balonismo em Torres, com as provas realizadas até a manhã deste sábado, tinham um representante do balonismo local na dianteira. Até o momento, o torrense Reni Pinho está em primeiro lugar. O segundo lugar é com o piloto Lupércio Lima. O terceiro, Homero Antunes.
Neste domingo (30), a previsão é que, se o clima ajudar, haja voos competitivos a partir das 7h da manhã e, depois, às 16h.