Foi colocado em pauta na sessão da Câmara de Vereadores de Torres de segunda-feira, dia 28 de agosto, o Projeto de Decreto Legislativo 09/2023, de autoria do vereador Moisés Trisch (PT) que concede Título de Cidadão Honorário do Município de Torres a Benedito Salvador Ataguile, o Professor Benê. O vereador autor anexou ao PL um resumo do currículo do homenageado como forma de justificar seu pedido de titulação honorária ao marcante professor de Biologia na Escola Sagrado São Domingos;
BENEDITO SALVADOR ATAGUILE, filho do casal José Ataguile, lavrador, e da senhora Eugênia Rodrigues Ataguile, nascido em 08/11/1958, na cidade de Jaborandi, no Estado de São Paulo.
Trabalhou como professor na Rede Sagrado desde o dia 07 de outubro de 1996. Antes disso, de 1992 a 1995, foi coordenador da Regional Sul do Centro de Pesquisas e Conservação de Aves Silvestres do Rio Grande do Sul.
O vereador Moisés faz várias citações de qualificações do professor como fundamentos de seu PL. Dentre elas o fato do homenageado também ter sido um dos fundadores da ONG Onda Verde, sendo presidente até 2004; Realizar Taxidermia e Conservação de Animais Silvestres desde 1986 até os dias atuais. Também, de 2007 até 2017, realizava a limpeza e conservação da Lagoa do Violão com educandos da APAE Torres.
Conforme Moisés, o Professor Benê, na maior parte do período em que atuou como professor, realizou diferentes atividades relacionadas à vida escolar, procurando promover uma educação e formação de cidadãos éticos e comprometidos com as causas socioambientais. Lembrando que no inicio das atividades como professor ministrava aulas para os Educandos do 5º ano e, paralelo a isso, trabalhava com agricultura orgânica, criação de frango caipira, porcos e codornas em uma chácara de propriedade das Irmãs Dominicanas como mais atividades ligadas à natureza.
O autor do pedido da honraria cita ainda, que o Professor Benê criou décadas atrás uma horta na Escola São Domingos com o cultivo de alimentos orgânicos, horta esta que é utilizada até os dias de hoje para aulas de Ciências, Educação Ambiental e Biologia. Nela são produzidas mudas de espécies frutíferas e nativas para a distribuição de mudas junto ao Hospital Nossa Senhora dos Navegantes no Projeto Nascer e Crescer na Onda do Meio Ambiente, onde cada criança que nasce recebe uma muda de planta, dentre ouras várias qualificações de sua biografia pública.