PL concederá título de Cidadão Honorário de Torres ao ambientalista “Professor Benê”

Professor Benedito Ataguille trabalhou na atual Rede Sagrado (Escola São Domingos) desde 1996. Além disto, implantou vários projetos de educação ambiental para adolescentes da comunidade.

29 de agosto de 2023

Foi colocado em pauta na sessão da Câmara de Vereadores de Torres de segunda-feira, dia 28 de agosto,  o Projeto de Decreto Legislativo 09/2023, de autoria do vereador Moisés Trisch (PT) que concede Título de Cidadão Honorário do Município de Torres a Benedito Salvador Ataguile, o Professor Benê. O vereador autor anexou ao PL um resumo do currículo do homenageado como forma de justificar seu pedido de titulação honorária ao marcante professor de Biologia na Escola Sagrado São Domingos;

 

BENEDITO SALVADOR ATAGUILE, filho do casal José Ataguile, lavrador, e da senhora Eugênia Rodrigues Ataguile, nascido em 08/11/1958, na cidade de Jaborandi, no Estado de São Paulo.

Trabalhou como professor na Rede Sagrado desde o dia 07 de outubro de 1996. Antes disso, de 1992 a 1995, foi coordenador da Regional Sul do Centro de Pesquisas e Conservação de Aves Silvestres do Rio Grande do Sul.

O vereador Moisés faz várias citações de qualificações do professor como fundamentos de seu PL. Dentre elas o fato do homenageado também ter sido um dos fundadores da ONG Onda Verde, sendo presidente até 2004; Realizar Taxidermia e Conservação de Animais Silvestres desde 1986 até os dias atuais. Também, de 2007 até 2017, realizava a limpeza e conservação da Lagoa do Violão com educandos da APAE Torres.

Conforme Moisés, o Professor Benê, na maior parte do período em que atuou como professor, realizou diferentes atividades relacionadas à vida escolar, procurando promover uma educação e formação de cidadãos éticos e comprometidos com as causas socioambientais. Lembrando que no inicio das atividades como professor ministrava aulas para os Educandos do 5º ano e, paralelo a isso, trabalhava com agricultura orgânica, criação de frango caipira, porcos e codornas em uma chácara de propriedade das Irmãs Dominicanas como mais atividades ligadas à natureza.

O autor do pedido da honraria cita ainda, que o Professor Benê criou décadas atrás uma horta na Escola São Domingos com o cultivo de alimentos orgânicos, horta esta que é utilizada até os dias de hoje para aulas de Ciências, Educação Ambiental e Biologia. Nela são produzidas mudas de espécies frutíferas e nativas para a distribuição de mudas junto ao Hospital Nossa Senhora dos Navegantes no Projeto Nascer e Crescer na Onda do Meio Ambiente, onde cada criança que nasce recebe uma muda de planta, dentre ouras várias qualificações de sua biografia pública.


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados