Durante os trinta primeiros dias da Operação RS Verão Total 2023, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul realizou operações policiais em pelo menos oito cidades do Estado. As ações estão vinculadas a dez Delegacias de Polícia do Litoral, Costa Doce e da região Centro-Sul. O balanço foi realizado pelo Departamento de Polícia do Interior (DPI).
Desde o início da Operação RS Verão Total, no dia 17 de dezembro, foram registradas ações nos municípios de Arroio do Sal, Imbé, Osório, Torres, Rio Grande, Camaquã, São Lourenço do Sul e Tapes. As investidas tiveram como foco crimes como tráfico de drogas, receptação de objetos furtados, homicídio, sequestro, violência doméstica, abigeato e roubo. As incursões também cumpriram, ao todo, 36 mandados de busca e apreensão, que resultaram no recolhimento de variados tipos de materiais, como drogas (maconha, crack, cocaína), dinheiro, telefones celulares, veículos, computadores, balanças de precisão, armas, munições, entre outros objetos.
Entre as Operações e ações policiais na primeira fase da Operação Verão, foram citadas: Em Arroio do Sal a ‘Operação Snooker’ – de combate ao tráfico de drogas e receptação de objetos furtados; em Torres ação policial de urgência para elucidar suposto sequestro de duas vítimas na cidade de Torres.
A Operação RS Verão Total 2023, que reforça os serviços e a atuação das forças de segurança do Estado no Litoral, segue até o mês de março. No total, 400 policiais civis, entre delegados e agentes, participaram das atividades na primeira fase da Operação.