Na noite do último sábado, dia 06, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) salvou a vida de um bebê durante os trabalhos em uma operação barreira, rotineiramente realizada na Operação Estação Verão, em Passo de Torres.
Por volta das 22h, os policiais estavam na Operação Barreira quando foram surpreendidos por um automóvel que freou bruscamente e de onde desceram duas mulheres pedindo ajuda para desengasgar um bebê de apenas 14 dias, que já estava sem respiração devido ao afogamento com leite materno.
A mãe desesperada entregou o recém-nascido para o Cabo Machado que de imediato iniciou as técnicas da manobra de “Heimlich” (com uma mão na parte da frente do tórax, em forma de concha, enquanto a outra pressionava a região das costas e fazia os movimentos para desobstruir as vias aéreas), quando a criança conseguiu ejetar o líquido pela boca, começando a chorar e voltando a respirar.
Enquanto o Cabo Machado realizava os procedimentos, o Capitão Faber de pronto acionou o Corpo Bombeiros, que encaminhou mãe e filho do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres/RS, para atendimento médico.
FONTE – Karim Mariana – Portal Agora Sul