Na sessão da Câmara Municipal de Torres de quarta-feira, 22 de maio (transferida por conta do ponto facultativo decretado na segunda 20/5), o vereador Gimi Vidal (PP) fez uso de seu espaço de tribuna para, mais uma vez, dar ideias para a melhoria na saúde, desta vez ideia ligada a saúde infantil. O vereador sugeriu que Torres desenvolva local onde o atendimento infantil seja separado para ser melhor realizado. “Eu imagino como ficam os pais levando suas crianças para um atendimento médico e ficam em meio a adultos, com doenças até por vezes contagiosas” disse. O vereador defende a especialização não só para pediatria, como também defende a Puericultura (método de atendimento que acompanha a criança por um período maior que o pediatra, indo dos 0 aos 19 anos).
No posto reformado na Joaquim Porto, pelo sistema 24 horas
A necessidade deste atendimento ser ofertado no sistema durante as 24 horas do dia também entrou na sugestão de Gimi, em seu pronunciamento. “A criança não tem hora para ter uma febre, uma alergia. Para mim o Posto Central, atrás do Bom Rancho, seria ideal para este tipo de atendimento. O próximo prefeito precisa pensar nisso”, sugere. Um centro completo especializado em crianças que deveria, inclusive, oferecer serviços como pediatria, psicologia e ambiente especializado com móveis, decoração que deixasse a criança mais ambientada ao atendimento: outras sugestões do vereador durante a sua fala.
A puericultura é uma área dedicada ao acompanhamento da evolução de uma pessoa podendo chegar até os 19 anos. Dentre as responsabilidades desse profissional, estão: Avaliação do peso e altura, acompanhamento das vacinas e imunizações, orientações nutricionais, avaliação da saúde bucal, desenvolvimento intelectual, aconselhamento sobre hábitos de vida saudáveis, educação para os pais entre outras ações.