Todo tutor passa por esse problema e sabe que os fogos de artifício podem ser verdadeiros vilões. Saiba o que fazer para acalmar seu amigo
Sempre que chegamos a determinadas épocas do ano, como o réveillon os tutores de animais enfrentam sempre o mesmo problema: os fogos de artifício. Esses artefatos causam um estresse enorme, podendo levar até mesmo a problemas como convulsões, vômito e desmaio.
Mas por que os fogos dão tanto problema assim para nossos amigos?
Sensibilidade aguçada
Especialmente os cães possuem uma audição muito mais potente do que a nossa. Barulhos muito altos, como os dos fogos de artifício, fazem com que o animal fique agitado, estressado e até traumatizado. Ao ficarem estressados, podem aumentar a sua temperatura. E a falta de ar e a dificuldade respiratória podem aumentar as chances deles terem um edema pulmonar por acúmulo de líquido. O problema pode persistir por dias, dependendo do nível de estresse causado.
Os pets podem encarar o barulho repentino como uma ameaça, por isso podem se assustar e procurar se esconder ou ficar agressivos.
Para ajudar a diminuir o sofrimento do seu amigo, aqui estão algumas dicas para minimizar o problema:
- Nunca deixe o seu amigão sozinho nos momentos em que sabe que ouvirá fogos – a solidão pode deixá-los com mais medo ainda;
- Se possível, fique com ele em um local que abafe ao máximo os barulhos externos. Se não conseguir, ligue a TV ou algum outro barulho familiar. Agir naturalmente ajuda a diminuir a sensação de que algo está errado;
- Não reprima o animal por seu medo. Ao invés disso, deixe que ele se esconda se ele quiser e não tente forçá-lo a nada;
- As portas e portões de casa devem estar fechados para impedir fugas.
- Mantenha seu amigo livre de correntes, ele poderá perder a vida ao tentar escapar por causa dos fogos e mantenha-o em local abrigado para minimizar os efeitos do barulho dos fogos.
- Conheça a ATPA (Associação Torrense de Proteção aos Animais) que cuida de animais abandonados, muitos deixados irresponsavelmente por veranistas ou abandonados por moradores, entre eles muitos filhotes e velhotes que aguardam um lar. Nosso telefone de contato é (51) 98111-6834. Você pode nos ajudar de várias maneiras, seja através do PIX chave 00940020000142 ou com uma contribuição na conta da ATPA, (Associação Torrense de Proteção Animal) Banrisul (041) Agência 0955, conta 06.032079.0-6, com doação de ração ou compra de nosso calendário e, sobretudo adotando um animal. Os animais que aguardam um lar amoroso em lar temporário da ATPA são lindos, saudáveis e só precisam de uma chance para retribuir com amor por toda a vida. Com a pandemia, as feiras de adoção não podem ser realizadas e eles não podem ser vistos, ficando esquecidos nas casas de passagem.
- Abra seu coração e venha conhecer nossos lindos e amorosos animais disponíveis para adoção ou ajude-nos a divulgá-los. Visite nossas redes sociais, faça contato através de nosso telefone e combine uma visita, que pode ser feita com toda a segurança.
- Visite nossas redes sociais!
- PRECISAMOS MUITO DE RAÇÃO. Além dos animais de rua de torres, alimentamos semanalmente os animais da aldeia indígena (Campo Bonito). Se você puder nos ajudar doando ração, pode comprar e nos avisar, nós buscamos e desde já agradecemos sua generosidade.
- A ATPA deseja a todos um feliz 2022.