Porto Meridional de Arroio do Sal será tema de debate durante Festa do Pescador

Fórum acontece nesta sexta-feira (1°) e será oportunidade de esclarecimentos técnicos sobre a importância do empreendimento para o desenvolvimento e a infraestrutura do RS

Crédito: DTA Engenharia/Divulgação
28 de julho de 2025

O projeto do Porto Meridional, investimento privado de R$ 6 bilhões, vai ser tema de debate durante a 23ª Festa do Pescador de Arroio do Sal. O Fórum ‘Porto Meridional: Impactos no Município e no Estado’ é promovido pela Câmara Municipal e terá a presença de autoridades de diversos segmentos. O prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto, a presidente da Famurs, Adriane Perin, e o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Porto Meridional, deputado estadual Issur Koch, são alguns dos painelistas que já estão confirmados e analisar a importância do novo terminal. O evento acontece na sexta-feira (1º), às 17h,no Parque Municipal de Eventos CTG Rincão de Estância.

Para o diretor jurídico da Porto Meridional Participações, André Busnello, o fórum é uma oportunidade importante para explicar o projeto, que pretende ser um dos maiores empreendimentos privados já feitos no Rio Grande do Sul. “O novo porto chega para somar, não para dividir. Trata-se de um investimento fundamental para ampliar a capacidade logística do Estado, com função complementar a uma estrutura que o Rio Grande do Sul já oferece, mas que precisa ser fortalecida. Precisamos de mais um porto para evitar que uma parte tão grande da nossa produção seja embarcada em terminais de outros Estados”, analisa Busnello.

Anúncio 1

A expectativa é de que 90% da carga que será embarcada no novo terminal, cuja capacidade será de 53 milhões de toneladas por ano, seja de produtos que atualmente precisam ser levados para fora do Rio Grande do Sul para serem transportados. Para os idealizadores do projeto, na prática, “isso significa redução de custos para o setor produtivo gaúcho, aumento na arrecadação, melhoria na capacidade de investimento e estímulo ao desenvolvimento econômico”.

Representantes de segmentos interessados no assunto, como o setor metalmecânico e a agroindústria, também participarão do fórum, que visa esclarecer sobre o momento atual do projeto, as ações e seus impactos e os prazos governamentais que estão sendo respeitados. Também está prevista a apresentação do projeto de engenharia, que permitirá aos participantes terem uma ideia mais concreta de como vai funcionar o Porto Meridional de Arroio do Sal.

Anúncio 2

 

Sobre o projeto do Porto Meridional de Arroio do Sal

 

O Porto Meridional será um porto marítimo onshore, a ser construído em Arroio do Sal, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O projeto do novo terminal indica que este nascerá na costa, mas ficará fora da faixa de areia, deixando o espaço livre para a utilização pública.

Os idealizadores ressaltam que o projeto já foi declarado de utilidade pública pelo governo do Estado do RS, que está em fase de licenciamento ambiental junto ao Ibama e já tem aval da Marinha, do Ministério de Portos e Aeroportos e da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).

O investimento de R$ 6 bilhões é totalmente privado e vai gerar 1,5 mil empregos diretos e milhares de empregos indiretos durante a sua operação.

Anúncio Slider
Anúncio Slider

Publicado em: Economia






Veja Também





Links Patrocinados