Praia Grande (SC) terá boletim técnico diário para reforçar segurança nos voos de balão

A Associação de Voos de Instrução de Balão de Ar Quente de Praia Grande (AVIBAQ) implementa, desde o começo de julho, um novo sistema de boletim técnico diário. A iniciativa tem como objetivo informar com antecedência as condições que impactam diretamente na segurança das operações de voo de balão no município.

1 de julho de 2025

Depois do trágico acidente de balão em Praia Grande (SC) – que deixou 8 mortos e 13 feridos – novas medidas de segurança da atividade vem sendo implementadas na região. A Associação de Voos de Instrução de Balão de Ar Quente de Praia Grande (AVIBAQ) implementa, desde o começo de julho, um novo sistema de boletim técnico diário. A iniciativa tem como objetivo informar com antecedência as condições que impactam diretamente na segurança das operações de voo de balão no município.

O boletim deverá ser divulgado diariamente pela AVIBAQ, e é elaborado por uma comissão técnica formada por profissionais de grande experiência em balonismo. De acordo com a Associação, o documento reúne indicativos sobre vento, pressão atmosférica e demais fatores relevantes, sinalizando por meio de bandeiras (verde, amarela ou vermelha) as condições favoráveis ou não para o voo.

Nesta terça-feira (1º/07), por exemplo, o boletim técnico indicou bandeira vermelha, recomendando o cancelamento dos voos devido à atuação de um sistema de baixa pressão que provocou rajadas intensas de vento na região.

Essa medida faz parte de um conjunto de ações preventivas adotadas pela associação como forma de reforçar a segurança dos praticantes e visitantes, além de organizar a retomada das atividades após o recente período de suspensão.

 

Autorregulação e segurança

 

Conforme Murilo Gonçalves, presidente da AVIBAQ, a implantação do boletim técnico é um passo importante para consolidar boas práticas no setor. “Queremos garantir que todos os voos sejam realizados com a máxima segurança, respeitando critérios técnicos confiáveis. Essa é uma medida preventiva que também fortalece a credibilidade da atividade em nossa cidade”, afirmou.

O secretário municipal de Turismo, Henrique Maciel, também destacou a importância da iniciativa. “O espaço aéreo é uma atribuição do Governo Federal, por meio da ANAC, conforme previsto na Constituição. Mesmo assim, entendemos que ações como essa, lideradas pela associação, são fundamentais para a autorregulação do setor, promovendo voos mais seguros e organizados”, pontuou.

Entre as demandas futuras da AVIBAQ, está a contratação de um serviço meteorológico profissional especializado, que contribuirá para a emissão de boletins ainda mais completos. Por hora, o boletim técnico diário elaborado pela comissão de segurança representa a recomendação oficial da entidade, com base na experiência consolidada dos seus integrantes.

O boletim técnico elaborado pela AVIBAQ tem caráter exclusivamente orientativo, servindo como recomendação para a segurança das operações de balonismo no município. A associação reforça que não possui autoridade legal sobre a liberação ou proibição de voos, e que aguarda futuras definições e regulamentações por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), órgão competente para normatizar o setor. (Com informações de Ascom Pref. Praia Grande)


Publicado em: Geral






Veja Também





Links Patrocinados