Mais um passo importante foi dado pela Prefeitura de Arroio do Sal na preparação da cidade para os investimentos previstos nos próximos anos. O avanço do saneamento básico municipal foi assunto tratado no gabinete do prefeito Luciano Pinto em reunião nesta terça-feira (10) com o superintendente regional da Corsan, Luciano Brandão. Com a participação do secretário de Meio Ambiente, Adauri Cabral, o prefeito reforçou a necessidade de antecipar o cronograma de obras do saneamento do município.
Atualmente em fase de planejamento, as obras estão previstas para acontecerem nos próximos anos. Mas Luciano solicitou que os trabalhos sejam iniciados já no primeiro semestre de 2026, preparando a cidade para a eventual chegada do Porto Meridional e outros grandes investimentos que serão anunciados em breve. “Precisamos nos antecipar para receber o Porto Meridional e outros investimentos que estão vindo para o nosso município. Arroio do Sal está crescendo e o saneamento precisa acompanhar esse desenvolvimento de forma organizada e planejada”, diz o prefeito.
Após o encontro, o secretário Adauri Cabral irá formalizar o pedido de antecipação do cronograma enviando um ofício para a Corsan. O documento irá detalhar a urgência da execução do saneamento no município, considerando os impactos que o desenvolvimento urbano poderá trazer para a população.
ATUALIZAÇÃO DO PLANO DE SANEAMENTO MUNICIPAL – Ainda, durante o encontro, o superintendente Luciano Brandão apresentou sugestões para a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico de Arroio do Sal. As propostas incluem alternativas para melhorar a eficiência da infraestrutura para o município, incluídos em um planejamento iniciado pela Corsan que contempla outras cidades da região. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, irá analisar as propostas.