Prefeito da cidade de Mampituba é condenado e perde direitos políticos

Pedro Juarez da Silva, o Pedrão (foto) foi ainda sentenciado a pagar mais de R$ 5 milhões em devoluções e multas. Pela sentença o prefeito fica inelegível por 10 anos

19 de maio de 2023

Pedro Juarez da Silva, Pedrão (MDB), prefeito de Mampituba foi condenado por crimes ambientais por ter realizado exploração extração de minérios sem a devida licença ambiental entre os anos de 2013 e 2015, então em sua segunda gestão na prefeitura. Foram condenados também o secretário municipal de Obras da época e o então vereador João Pacheco Lopes, João Índio (MDB) além de empresas envolvidas na exploração considerada ilegal pela justiça.

Pedrão foi ainda sentenciado a pagar mais de R$ 5 milhões por ressarcimento ao município de Mampituba, multa por enriquecimento ilícito e multa civil.  A  condenação retira também os  direitos políticos dos condenados por  10 anos.

 

Início em 2016

 

Conforme informações obtidas no site da Rádio Maristela, o caso foi alvo da Operação Curvas conduzida pela Polícia Federal, iniciada em 2016, revelando a existência de uma associação criminosa composta, na época, pelo prefeito (então reeleito) Pedro Juarez, pelo secretário de Obras e vereador do Município, João Índio, e pelo responsável pela empresa Empreiteira e Transportadora São Roque LTDA, Antoniete Selau Ortolan.

A atividade criminosa consistia basicamente na comercialização de seixos – fragmento de rocha utilizado para paisagismo. As pedras eram extraídas a partir do desassoreamento do rio Mampituba realizado pela prefeitura e comercializadas pela empresa. Conforme a investigação, o prefeito e o secretário de Obras desviaram em benefício da empresa minério e utilizaram recursos públicos, como máquinas e servidores municipais, para enriquecimento ilícito com as atividades da associação.

Sobre a condenação, cabe interposição de recurso ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Após o trânsito em julgado, o Município de Mampituba deverá dar cumprimento à decisão de perda de função pública do prefeito Pedro Juarez e do secretário municipal e vereador João Índio.

 

 


Publicado em: Geral






Veja Também





Links Patrocinados