Prefeitos do Litoral Norte debatem questões importantes da saúde pública regional

A Amlinorte (Associação dos Municípios do Litoral Norte) realizou nesta segunda-feira, dia 29 de abril, uma importante reunião entre os prefeitos e a Secretária Adjunta de Saúde do RS, Ana Costa, a fim de debater as principais demandas da área, que inclui a situação da Dengue e dos maruins

29 de abril de 2024

A Amlinorte (Associação dos Municípios do Litoral Norte) realizou nesta segunda-feira, dia 29 de abril, uma importante reunião entre os prefeitos e a Secretária Adjunta de Saúde do RS, Ana Costa, a fim de debater as principais demandas da área, que inclui a situação da Dengue. De acordo com dados da secretaria de Saúde, o Litoral Norte já registra mais de 600 casos da doença, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. De acordo com a secretária Ana Costa, já foram realizados treinamentos com as equipes locais sobre as medidas de prevenção e combate. Ela também destacou a importância dos municípios atuarem de forma preventiva e educativa junto as comunidades.

Na pauta de discussões, foi abordada a situação do Hospital Tramandaí, onde recentemente houve a troca de gestão, momento em que o Estado está reorganizando a estrutura interna, sobretudo na obstetrícia, cujos serviços estão sendo remanejados. O presidente da Amlinorte, prefeito João Marcos Bassani dos Santos, de Maquiné, solicitou informações sobre a situação do cateterismo e oftalmologia, serviços com fila de espera na região. De acordo com a secretária adjunta, todo Estado está enfrentando demora nos exames de cateterismo, em razão da redução dos atendimentos no Hospital de Cardiologia, mas que desde o início deste ano já conseguiram atender em torno de 50% da demanda. Sobre oftalmologia, atualmente o Hospital de Santo Antônio da Patrulha está com capacidade de 600 atendimentos mês, devendo subir até o final do ano para mil atendimentos mensais.

Ficou combinado ainda no encontro que a 18ª Coordenadoria Regional de Saúde deverá promover reuniões entre os hospitais da região e os municípios para dar conhecimento sobre o plano de contingência lançado pelo Estado, a fim de desafogar a rede hospitalar da Capital. Outro tema abordado foi a grave situação da proliferação dos maruins (mosquito pólvora) principalmente no município de Dom Pedro de Alcântara, cuja população está enfrentando dificuldades no combate a essa praga.


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados