A Associação dos Municípios do Litoral Norte – AMLINORTE, entidade que representa 23 municípios da região, informa que em reunião extraordinária realizada na manhã desta segunda-feira, dia 06 de maio de 2024, entre os prefeitos municipais, foi deliberada uma série de ações de auxílio às demais regiões do Estado, assim como uma organização referente à Saúde e Educação no Litoral Norte do RS.
A reunião – que ocorreu de forma virtual, por videochamada – foi conduzida pelo presidente, prefeito João Marcos Bassani dos Santos, de Maquiné, contando com a presença da assessora do Vice-Governador Gabriel Souza, Jussara Cenci, da assessora da Casa Civil, Elis Bueno, do coordenador da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, Robson Brehm, do coordenador da 11ª Coordenadoria Regional de Educação, Fabricio Soares, do coordenador regional da Secretaria Estadual da Agricultura, Eder Rech, além de prefeitos e secretários municipais do Litoral Norte.
A Amlinorte informa que os municípios são solidários com as regiões afetadas, todos oferecendo auxílio e doações e se colocando à disposição dos prefeitos das cidades atingidas e com populações desabrigadas. Foram deliberadas as seguintes decisões:
DOAÇÕES – Os municípios do Litoral Norte deverão encaminhar as doações para o centro da Defesa Civil na avenida Ipiranga em Porto Alegre, no prédio da CEEE.
SAÚDE – A SES está organizando com os hospitais da região assistência a população do Litoral Norte, assim como para as famílias que se deslocarem para cá.
EDUCAÇÃO – As aulas da rede municipal voltaram às atividades no dia 06/05/2024 no Litoral Norte, assim como a rede estadual deverá retomar as atividades no dia 07/05/2024. A secretaria estadual da Educação deverá estabelecer estratégia de compensação para aqueles que não conseguirem retornar nessa data.
RECEPÇÃO A DESABRIGADOS – Pelo menos 13 municípios do Litoral Norte se colocaram à disposição da Defesa Civil para recepcionar famílias desabrigadas do Estado, com cerca de 500 vagas disponíveis no litoral.
CHEIA NA LAGOA DOS PATOS – A situação de possível cheia na Lagoa dos Patos está sendo monitorada, a fim de prestar assistência a municípios e comunidades.
ESTADO DE ALERTA – A Amlinorte permanece em estado de alerta, à disposição dos municípios para realização de reuniões e tomada de decisões nos próximos dias.