Prefeitos entregam carta de apoio para implantação do curso de medicina da UCS em Torres

O documento reforça o comprometimento das Administrações Públicas com o desenvolvimento da região do Litoral Norte Gaúcho, uma vez que, com a eventual oferta do curso em Torres, a qualidade de serviços na área da saúde consequentemente será beneficiada.

6 de junho de 2023

Os prefeitos de Arroio do Sal, Affonso Flavio Angst (Bolão), e de Torres, Carlos Souza, entregaram recentemente carta de apoio para implantação do curso de medicina da Universidade de Caxias do Sul (UCS), na unidade da instituição em Torres. O documento reforça o comprometimento das Administrações Públicas com o desenvolvimento da região do Litoral Norte Gaúcho, uma vez que, com a oferta do curso, consequentemente, a qualidade de serviços na área da saúde será beneficiada.

“A implantação do curso aqui na nossa região é muito importante pois, além de sanar a carência de novos profissionais na área da saúde, ele potencializará o desenvolvimento do Litoral Norte”, destaca o prefeito de Arroio do Sal, Bolão. O desenvolvimento, por sua vez, se dará também a estruturação do Polo da UCS que passará a ser um Campus. Hoje, em Torres, a unidade de ensino oferece cursos em EAD, com o novo formato, passará a contar com uma estrutura que acomodará aulas presenciais também.

O chefe de gabinete do reitor da UCS, Givanildo Garlet, explica que o processo para a implantação de cursos de medicina deve ter um desfecho nos próximos meses. “A UCS está pleiteando, junto ao Ministério da Educação (MEC), a abertura para o novo curso de medicina”, observa e acrescenta: “estamos aguardando a abertura do edital previsto para daqui a 60 dias. É um processo que tem toda uma análise a ser feita e, uma vez autorizado, vamos abrir o curso e o campus em Torres.”

A UCS é uma universidade comunitária. Além de atuar primariamente em Caxias do Sul, conta com 7 Campi espalhados pela região da Serra Gaúcha (e também em Torres, no Litoral). “Nossa missão enquanto instituição comunitária, é o desenvolvimento por meio do conhecimento”, garante Garlet. Dessa forma, o compromisso com o desenvolvimento regional é um dos pilares da universidade. “Com certeza, estando em Torres, Arroio do Sal e região do Litoral Norte se beneficiarão com os produtos ofertados pelo Campus”, destaca.

A comunicação da Prefeitura de Arroio do Sal indicou que, nos próximos dias, o prefeito Bolão vai para Brasília liderar comitiva do município em apoio a implantação do curso de medicina. Assim como a Administração de Arroio do Sal, a Universidade de Caxias do Sul e prefeitos do Litoral Norte embarcarão para o Distrito Federal tenho o objetivo em vista.

Além dos prefeitos Bolão e Carlos Souza; estiveram no evento em Caxias o secretário da Educação de Arroio do Sal, Diego Dias; secretário da Saúde de Arroio do Sal, Diego Feldmann; e o vereador Diego Quadros.

 


Publicado em: Educação






Veja Também





Links Patrocinados