Prefeitura de Arroio do Sal deverá utilizar drones para localizar focos dos mosquitos da Dengue

Projeto de lei que está na Câmara pede autorização parlamentar para uso de equipamentos, que deverão agilizar localização de focos em lugares inacessíveis

Free close up flying drone (public domain CC0 photo - Rawpixel)
28 de abril de 2024

Está tramitando na Câmara de Vereadores de Arroio do Sal o projeto de Lei 030/2024, de autoria da Prefeitura Municipal, que dispõe sobre o uso de “drones” nas ações de combate à dengue e demais necessidades administrativas no município de Arroio do Sal. Na prática, se trata da regulamentação publica do uso da nova tecnologia pela municipalidade, que pede autorização parlamentar para tal.

Pelo texto do Projeto de Lei, a prefeitura fica autorizado a utilizar os VANT’s (Veículos Aéreos Não Tripulados), conhecidos como “drones” para desenvolver ações de combate à dengue e demais doenças transmissíveis pelo mosquito Aedes Aegypti, com a finalidade de captar imagens aéreas de imóveis cuja inspeção não possa ser realizada na forma usual. O equipamento deverá identificar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti nestes locais de difícil acesso.

 

Técnica moderna já faz parte de outras administrações pelo Brasil

Na justificativa constante no texto do PL, dentre outras afirmações da prefeitura através do prefeito Flávio Angst (Bolão), defende-se que, com o advento de novas tecnologias, as ações de combate à dengue, chikungunya e febre amarela em grande parte do país ganharam um novo impulso com a utilização de “drones” para a captação de imagens aéreas de imóveis cuja inspeção não tem sido possível de ser realizada nas visitas às casas nos mutirões. E que vários municípios brasileiros são exemplos de utilização deste equipamento no combate à dengue, entre outras doenças.


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados