Prefeitura de Arroio do Sal e Ecosurf realizarão ação de limpeza junto as margens do arroio

No dia 20 de março (domingo), tem mais uma edição do Projeto Limpeza Voluntária, a partir das 9h30min, com mutirão de limpeza nas margens do arroio que dá nome ao Município de Arroio do Sal

16 de março de 2022

O Instituto Ecosurf, em parceria com a Prefeitura Municipal de Arroio do Sal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, realizará no dia 20 de março, domingo, mais uma edição do Projeto Limpeza Voluntária, a partir das 9h30min, com mutirão de limpeza nas margens do arroio que dá nome ao Município. A ação, que é realizada em Arroio do Sal desde 2019 e, a cada ano, conta com voluntários participantes e apoio do governo municipal. Em mais uma edição no ano de 2022 vai consistir em limpeza das margens do arroio, triagem dos resíduos e pesquisa dos resíduos recolhidos.

De acordo com o diretor de Relações do Instituto Ecosurf e diretor Executivo do Programa Oceano na Escola, Cláudio Abrianos Becker, já foram diversas ações de despoluição e educação ambiental em Arroio do Sal – onde existe um grupo ativo de muitos voluntários, entre moradores e veranistas tradicionais – incluindo não só a beira da praia, dunas e restinga,  mas também o arroio (e a avenida por onde corre seu leito), Parque Tupancy, além de ações sociais como campanhas do agasalho e de alimentos para catadores de materiais recicláveis locais.

Para o prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flávio Angst (Bolão), que apoia a iniciativa, a ação é um trabalho que visa a preocupação do cidadão com a utilização dessa beleza natural que é o arroio que não só a origem do município como leva seu nome.

A secretária de Turismo, Esporte, Juventude e da Cultura, Aline Valim, afirma que assim como outras iniciativas já realizadas no município, como placas com frases de conscientização ambiental, cinzeiros de bambu para fumantes não descartarem as bitucas na praia, essa ação atual quer somar esforços na conscientização da população, veranistas e visitantes, que cada um entenda que é responsável em recolher o seu lixo e descartar adequadamente.

 

Sobre o Ecosurf

 

O Instituto Ecosurf, com atuação em todo o território nacional e pontos focais em países como Marrocos, Portugal, França, Itália e EUA, tem sua matriz em Itanhaém/SP. No Rio Grande do Sul, está sediado em Arroio do Sal, de onde são programadas os projetos e ações para todo o Estado, atuando em todo Litoral Norte, Porto Alegre e Região Metropolitana, Caxias do Sul e também em Rio Grande, no Litoral Sul.

“Através do Projeto Limpeza de Praia é possível capacitar e mobilizar pessoas, grupos e comunidades ao longo da costa brasileira, para que juntos e organizados somam esforços que possam fazer a diferença na transformação positiva do seu ambiente local”, explica Becker.

Conheça mais, em: @ecosurfoficial @ecosurfrs @oceanonaescola @claudioabecker

 

*TEXTO – Melissa Maciel (ASCOM PMAS)


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados