A vinda de grandes empreendimentos para Arroio do Sal, como o aguardado Porto Meridional, tem alertado os gestores públicos e de saúde sobre o aumento gradativo de moradores e, consequentemente, da demanda na rede municipal e regional. Para se antecipar às necessidades locais, o prefeito municipal Luciano Pinto se reuniu na manhã de quinta-feira (6) com representantes do IBSaúde e do Hospital Nossa Senhora Navegantes (HNSN) de Torres, referência de média e alta complexidade para a comunidade.
Estratégias para qualificar a gestão integrada de saúde e garantir uma boa infraestrutura hospitalar na região foram debatidas. A proposta é focar na implementação de soluções preventivas para evitar gargalos, falta de qualificação médica e mau atendimento para a população, também quando encaminhados para a cidade vizinha.
Estiveram no gabinete do prefeito o vice-presidente do IBSaúde, Vinícius Medeiros, e o diretor administrativo do HNSN, Isnar Passos. Os representantes sugeriram a união de forças para que novas articulações políticas sejam feitas junto do Governo do Estado, empresários e municípios próximos.
Luciano se mostrou consciente sobre o aumento da demanda e está aberto para estudar alternativas que garantam o pleno funcionamento local e do hospital parceiro. “Devemos nos antecipar aos fatos para evitar problemas futuros e deixar nossa população desassistida. Esse é um importante hospital para nossa microrregião. Se fechasse ou tivesse seus atendimentos prejudicados, o caos se instalaria em nossa região”, afirma.
Software para integrar dados
O uso de novos softwares de gestão em saúde seria uma das estratégias. A implementação de soluções mais modernas unificaria dados de atendimento entre os postos de Arroio do Sal e seus parceiros. Com a solução, seria possível integrar informações do SUS (Sistema Único de Saúde) com informações de postos e o hospital. Essa unificação permitiria uma gestão eficiente, com maior transparência, atendimento humanizado e economia de recursos públicos.
Qualificação de profissionais
A necessidade de instalar em Arroio do Sal uma instituição de qualificação médica para os profissionais de saúde também foi tratada. Iniciativas como esta fomentaria a tecnologia e a inovação para toda a rede municipal de saúde. Após esse encontro, a Prefeitura de Arroio do Sal marcará novas reuniões para tratar do assunto com outras lideranças da área.