Prefeitura de Arroio do Sal e UCS avaliam parceria com diversas capacitações para população

Educação especial, construção civil e idiomas são áreas que podem ter cursos oferecidos em parceria futura entre municipalidade de Arroio do Sal e universidade

16 de julho de 2025

Buscando valorizar a capacitação e o acesso à educação, a Prefeitura Municipal de Arroio do Sal recebeu a visita de Paula Coelho, analista de Relações com o Mercado da UCS (Universidade de Caxias do Sul) nesta segunda-feira (14). O encontro ocorreu no gabinete do prefeito Luciano Pinto, com a presença do secretário de Educação, Jáder Medeiros, e do secretário de Planejamento, Ranieri Pereira. A reunião teve como foco analisar oportunidades de cursos e formações para servidores e a população local.

A representante da instituição apresentou o portfólio de cursos oferecidos pela universidade e convidou os gestores para participarem do evento de extensão “Café com Formação”, que será realizado nesta sexta-feira (18), no auditório da UCS Torres. Uma das principais propostas levantadas foi a criação de um curso voltado à educação especial. Com a personalização da UCS, o objetivo é desenvolver uma formação rápida, contemplando professores e pais de crianças atípicas. O conteúdo da formação seria adaptado à realidade local.

Anúncio 1

Atualmente, mais de 200 crianças neurodivergentes estão cadastradas na rede municipal de ensino em Arroio do Sal, conforme o secretário Jáder. “É fundamental que os professores sejam capacitados para educar e tratar esses alunos. Seria inovador oferecermos um curso que abordasse os principais tópicos, mas, também contemplando os pais. Assim, todos poderiam aprender juntos como lidar com os desafios da área especial”, afirmou o secretário.

 

Anúncio Slider Meio

Construção civil, marketing e idiomas

 

A equipe também demonstrou interesse em cursos de construção civil, marketing e idiomas direcionados a população de Arroio do Sal. Com a expectativa da chegada do Porto Meridional, a gestão municipal diz estudar a oferta de oficinas de inglês e espanhol, voltadas especialmente para jovens que buscam qualificação profissional. “Estamos entrando em um momento muito focado na busca por capacitação. Com a vinda do Porto Meridional, naturalmente cresce o interesse por cursos na área de construção civil, mas também em oficinas de inglês e espanhol para os nossos jovens. Devemos viabilizar ferramentas para que eles aproveitem as oportunidades profissionais que irão aparecer”, afirmou.

A analista da UCS também ressaltou o compromisso da universidade em atender a população e de oferecer formações fiéis às demandas locais.  “A UCS tem como compromisso atender a comunidade e oferecer formações alinhadas às demandas locais”, disse Paula Coelho.

As possibilidades de cursos fornecidos pela administração pública e a instituição de ensino seguirão em análise, também durante o evento de extensão que ocorrerá nesta sexta-feira.

 

Anúncio Slider Final
Anúncio Slider Final

Publicado em: Educação






Veja Também





Links Patrocinados