Um balão caiu entre Praia Grande e São João do Sul, no Sul catarinense, na manhã desta quarta-feira (25). Três pessoas ficaram feridas e foram conduzidas para atendimento hospitalar.
O balão teria colidido contra cabos de alto tensão e caído .O atendimento das vítimas, um casal de turistas de São Caetano do Sul (SP) e o piloto, foi feito pela prefeitura e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Eles tiveram múltiplas fraturas, mas o quadro de saúde das vítimas é estável (conforme apurado pelo site ND Mais).
Os bombeiros, conforme relatório, ficaram responsáveis por conter o incêndio causado pelo cilindro de propano do balão. O equipamento, que costuma fica acoplado ao balão, foi encontrado sozinho na localidade de Timbopeba, em São João do Sul. Após a extinção do material combustível, conforme os socorristas, ele foi devolvido à empresa responsável.
Prefeitura de Praia Grande manifesta-se
O secretário municipal de Turismo do Município de Praia Grande, Jorge Scandolara, divulgou Nota Oficial comentando as medidas que o Governo Municipal irá tomar sobre um acidente de balão que deixou três pessoas com múltiplas fraturas no início da manhã de quarta-feira (25). Na Nota, o Governo do Município lamentou o ocorrido e reforçou que prontamente se colocou à disposição para o socorro e atendimento das três vítimas, um piloto e dois turistas. “Os envolvidos foram encaminhados para hospitais da região para que tenham o atendimento e suporte necessários para que a segurança e integridade física de todos sejam preservados”.
E já nesta quinta (26), o Prefeito de Praia Grande, Elisandro Pereira Machado (Fanica), anunciou, durante coletiva de imprensa, novos moldes para a prática de balonismo no município. A fim de trazer conforto e segurança para os turistas, o governo irá estudar um Projeto de Lei para normatizar e fiscalizar os voos de balão, principal atração turística em atividade. Em parceria com a Confederação Brasileira de Balonismo (CBB), a procuradoria jurídica do município irá estudar um PL com objetivo de regulamentar a atividade turística e implantar algumas normas. Entre elas, a necessidade de uma inscrição municipal para a atividade, a indicação prévia de áreas para decolagem, sobrevoo e pouso, além de um requerimento prévio que autoriza a atividade do balonismo.
O Secretário Municipal de Turismo, Jorge Scandolara Júnior, destacou a importância do balonismo para a economia do município e o que se pretende buscar aprimorar e melhorar a segurança dessa atividade a partir de agora. “Já nos próximos dias vamos intensificar a fiscalização com base na lei geral de turismo que regulamenta a atividade turística do município e com base no Sistema de Gestão de Segurança”, afirmou.