Nesta semana, a prefeitura a prefeitura de Torres disponibilizou os resultados fiscais (com relação meta X realidade) do terceiro quadrimestre do orçamento referente ao exercício de ano de 2019. Na prática, trata-se do resultado do orçamento anual do ano passado relacionado com a LOA (Lei do Orçamento anual), pois o terceiro quadrimestre soma os doze meses do ano.
A Receita Orçamentária Consolidada total, que corresponde ao somatório das receitas correntes e de capital (excluídas as deduções para o FUNDEB, tributárias e outras receitas), foi prevista na Lei de Orçamento para o exercício de 2019 num montante de R$ 206.986.781,74. A receita efetivada no período de janeiro a dezembro de 2019 foi de R$ 182.835.181,04, tendo assim sido arrecadado 88,33% da meta anual.
DEMONSTRATIVO DA RECEITA PREVISTA E REALIZADA.
Discriminação | Previsão Anual | Realizada no Período |
1 – Receitas Correntes | 146.322.335,95 | 156.446.885,28 |
Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria | 61.379.253,90 | 60.976.750,30 |
Receita de Contribuições | 7.720.762,72 | 8.410.923,57 |
Receita Patrimonial | 8.432.256,76 | 12.849.036,19 |
Receita de Serviços | 1.116.254,00 | 1.650.234,21 |
Transferências Correntes | 66.451.247,09 | 71.401.720,27 |
Outras Receitas Correntes | 1.222.561,48 | 1.158.220,74 |
7 – Receitas Correntes – Intra – Orçamentárias | 17.225.333,10 | 18.352.464,59 |
Discriminação | Previsão Anual | Realizada no Período |
2 – Receitas de Capital | 43.439.112,69 | 8.035.831,17 |
Operações de Crédito Internas | 11.272.640,09 | 400.754,41 |
Alienação de Bens | 2.800.000,00 | 119.139,30 |
Amortização de Empréstimos | 565.000,00 | 545.998,52 |
Transferências de Capital | 28.770.886,55 | 2.731.223,36 |
Outras Receitas de Capital | 30.586,05 | 4.238.715,58 |
Total da Receita | 206.986.781,74 | 182.835.181,04 |
Fonte: Contabilidade da Prefeitura Municipal de Torres.
A Receita PROPRIA, de impostos, Taxas e Contribuição de Melhorias cobradas pela prefeitura diretamente dos contribuintes atingiu ao final do quadrimestre em análise o montante de R$ 60.976.750,30, que, confrontada com a previsão constante na programação financeira de R$ 61.379.253,90, representa uma realização de 99,34% da projeção estimada para o ano. O valor representa em torno de 33% das receitas totais, ou em torno de um terço.
O Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) arrecadou R$ 29.181.132,40, representando 48% das receitas próprias (IPTU, ITBI, ISSQN e Taxas) . A arrecadação dessa receita tem relação direta com o valor venal dos imóveis, tendo sido impactada, de certa forma, positivamente pela atualização do cadastro imobiliário do Município.
O Imposto sobre Transações Imobiliárias (ITBI) arrecadou 115,21% da projeção anual, ou seja, estava previsto o ingresso de R$ 8.100.000,00, tendo sido arrecadados até o final do quadrimestre R$ 9.332.267,40. Representa 15% das receitas próprias. Essa receita, além de relação direta com os valores venais dos imóveis, também depende do mercado imobiliário, cujas transações, de acordo com o número de guias de transmissão emitidas, representaram um acréscimo de 14,15% em relação à igual período do exercício anterior, que foi de R$ 8.175.183,86.
Em relação ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), a arrecadação no período foi de R$ 7.712.352,41, o que também representa quebra positiva de meta, atingindo 108,34% da projeção anual de R$ 7.118.400,00. Representa 14% das receitas próprias e dá noção do movimento dos serviços de Turismo locais formalizados (pagando impostos sobre Notas Fiscais). Ainda é pequeno em relação ao potencial, embora a prefeitura esteja comemorando o aumento da arrecadação desta conta por implementar uma política de combate à sonegação de impostos bem como a atualização da legislação municipal face às alterações em outras esferas de Estado.
As taxas apresentaram o ingresso de R$ 8.843.398,14 contra uma projeção anual de R$ 9.878.570,00 Arrecadou-se, portanto, 89,52% do valor anual previsto para o exercício de 2019.
QUADRO 2 – RECEITAS TRIBUTÁRIAS REALIZADAS.
DISCRIMINAÇÃO | Realizada no Período |
Receita de Impostos | 52.133.352,16 |
I P T U | 29.181.132,40 |
I R R F | 5.907.599,95 |
I T B I | 9.332.267,40 |
I S S Q N | 7.712.352,41 |
Receita de Taxas | 8.843.398,14 |
Taxas pela Prestação de Serviços | 6.644.209,94 |
Taxas Específicas de Estados, DF e Municípios | 2.199.188,20 |
Total das Receitas de Impostos e Taxas | 60.976.750,30 |
Meta da Receita de Impostos e Taxas Anual | 61.379.253,90 |
Transferências Correntes
No grupo das Transferências Correntes da União, o item mais significativo refere-se às transferências constitucionais do Fundo de Participação dos Municípios – FPM –, que realizou R$ 21.377.966,66 no período, correspondendo a 109,33% da projeção anual de R$ 19.552.972,00.
As transferências da União relativas à cota-parte do Fundo Especial do Petróleo realizaram R$ 371.506,02, correspondente a 108,63% do valor previsto para o exercício corrente de R$ 342.000,00.
Nas estaduais, a cota municipal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) realizou R$ 11.506.891,45 correspondentes a 108,89%, da projeção anual da arrecadação de R$ 10.567.845,79. A cota – parte do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) realizou R$ 4.506.197,84 correspondentes a 108,90% da projeção para o exercício financeiro de R$ 4.137.831,83, mesmo com muitos proprietários de veículos locais emplacando seus carros no Passo de Torres, em Santa Catarina, por ser mais barato e de legislação difusa, que permite esta “jogada”.
A cota – parte do I P I – E X P O R T A Ç Ã O realizou R$ 175.776,84 correspondentes a 108,25% da projeção anual de R$ 162.384,90.
O Município arrecadou, considerando as deduções para o FUNDEB e outras deduções, com as transferências correntes da União e do Estado o valor de R$ 71.401.720,27, valor este 107,45% da meta prevista, pois a mesma foi no valor de R$ 66.451.247,09. E as transferências representaram 39% da receita dos cofres de Torres, seis pontos percentuais acima das receitas próprias de impostos.
Despesa foi inferior a receita
Considerando todas as fontes de recursos, a Despesa total empenhada no período de janeiro a dezembro de 2019, apresentou uma execução no valor de R$ 164.046.258,98, sendo inferior à Receita Total realizada.
As Despesas empenhadas acumuladas do ano até dezembro de 2019 totalizaram R$ 164.046.258,98, valor equivalente a 79,25% da previsão para o ano de R$ 206.986.781,74. O total das despesas correntes realizadas foi de R$ 149.574.264,56, correspondente a 104,69% da projeção anual de R$ 142.876.273,96. As despesas de capital totalizaram R$ 14.471.994,42, ou seja, 27,86% do valor projetado para o ano, de R$ 51.947.324,54, sendo a Reserva de Contingência Total de R$ 12.163.183,24.
Despesa com pessoal está relativamente baixa
A Despesa de Pessoal total calculada conforme metodologia adotada pelo Tribunal de Contas do Estado do RS, considerando os poderes executivo e legislativo, sempre costuma ser o item mais significativo no conjunto das despesas fiscais. Em relação à Receita Corrente Líquida dos 12 últimos meses, ou seja, janeiro de 2019 a dezembro de 2019, conforme estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal, esta despesa com funcionários está bem abaixo do limite prudencial de 57,00%, apresentando, respectivamente, o limite de comprometimento de 44,56% para o Executivo e de 1,75% para o Legislativo: menos de 47%, portanto.
As despesas líquidas com o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), acumuladas no período, após os ajustes legais, totalizaram R$ 25.606.455,17, o que corresponde a 25,97% da Receita de Impostos e Transferências. Observa-se, nesse caso, que o Município, no exercício corrente, atendeu o limite mínimo de 25% estabelecido pela Constituição Federal.
Os gastos líquidos com saúde atingiram o montante de R$ 16.066.595,05, o que corresponde a 16,30% sobre a Receita Líquida de Impostos e Transferências. Observa-se, portanto, que o município, no exercício corrente, atendeu o limite mínimo de 15% estabelecido na Emenda Constitucional nº. 29/2000.
Divida e restos a pagar
A Dívida Consolidada ao final do quadrimestre totalizou R$ 71.486.767,07, demonstrando um acréscimo de 94,46% em relação ao saldo anterior, no valor de 36.761.971,56. No período de janeiro a dezembro de 2019 a Prefeitura Municipal desembolsou R$ 6.775.739,37, referente a Restos a Pagar de exercícios anteriores.
O quadro a seguir demonstra que 33,42% do montante dos restos a pagar apresentam insuficiência financeira, no que tange ao exercício de 2019.
Exercícios | Restos Totais | Restos com Insuficiência | % da insuficiência |
2015 | 20.724.170,87 | 5.531.299,73 | 26,69% |
2016 | 21.183.785,54 | 8.863.660,48 | 41,84% |
2017 | 12.090.166,48 | 4.034.232,26 | 33,37% |
2018 | 12.174.163,17 | 2.733.459,39 | 22,45% |
2019 | 14.558.972,78 | 4.865.178,96 | 33,42% |