Na madrugada da última sexta-feira (23), um poste que seria utilizado para a instalação de câmeras do sistema de videomonitoramento de Torres foi depredado e furtado na esquina das ruas Coronel Pacheco e Joaquim Hoffmainster, no bairro Getúlio Vargas. O equipamento fazia parte do Plano de Ação de Cercamento Eletrônico e Videomonitoramento do município, que está em fase de implantação.
Em decorrência deste infeliz ato, a Prefeitura de Torres emitiu nota pública para prestar esclarecimentos sobre o furto/vandalismo ocorrida em postes destinados ao novo sistema de segurança do município.
Conforme a municipalidade, a empresa responsável efetuou o Boletim de Ocorrência. “A Prefeitura, em conjunto com as forças de segurança do município, adotará medidas estratégicas para coibir novos atos e garantir a integridade da infraestrutura que servirá à proteção da comunidade”.
Além, disso, a Prefeitura ressaltou que o custo e o prejuízo material decorrentes desta ação não recaem sobre a administração pública. “Conforme contrato, toda a manutenção, suporte e reposição de equipamentos contra atos de vandalismo ou furto são de inteira responsabilidade da empresa prestadora do serviço, sem ônus aos cofres públicos”.
Sistema em Fase de Implantação
Sobre o questionamento a altura dos Postes (considerado baixo por alguns cidadãos, conforme comentários nas redes sociais), a Prefeitura reitera que a definição da altura dos postes não é uma determinação municipal, mas sim uma decisão técnica da empresa contratada, que estabelece os parâmetros necessários para a eficiência do sinal e do serviço de monitoramento.
Concluindo, a municipalidade torrense destaca que o Plano de Cercamento Eletrônico e Videomonitoramento ainda está em fase de instalação (tendo sido iniciado no dia 06/01) – e que, por esse motivo, não havia câmeras instaladas no local vandalizado (dia 23/01), no momento da ocorrência.
“A administração municipal reafirma seu compromisso com a transparência e segue trabalhando para que o sistema de videomonitoramento seja concluído e passe a operar em benefício de todos os cidadãos de Torres”.
Quer acompanhar as notícias do jornal A FOLHA Torres no seu celular?
CLIQUE AQUI e acesse nosso grupo no Whatsapp







