Prefeitura de Torres explica corte de casuarinas na região da Praia dos Molhes

Na última quinta-feira (30/10),  várias árvores do tipo casuarina foram cortadas na praia dos Molhes, junto ao clube SAPT. A cena chamou atenção de moradores, sendo que alguns compartilharam vídeos e manifestaram-se nas redes sociais.

4 de novembro de 2025

Na última quinta-feira (30/10),  várias árvores do tipo casuarina foram cortadas na praia dos Molhes, junto ao clube SAPT. A cena chamou atenção de moradores, sendo que alguns compartilharam vídeos e manifestaram-se nas redes sociais.

Dentre os comentários, tanto aqueles que lamentavam o corte e o fim da sombra dessas árvores que há décadas ocupavam aquele espaço, bem como outros lembrando do fato de serem espécies exóticas ao ambiente natural.

Anúncio 1

Manejo de espécie exótica

No dia 31 de outubro, a Prefeitura de Torres publicou em seu site oficial que iniciava o manejo de espécies exóticas invasoras nas áreas de dunas e campos arenosos do município. “A ação, que segue a Portaria nº 79/2013, a Licença de Operação nº 4869-2025 (Fepam, item 4) e o Alvará Florestal nº 082-25, prevê a supressão de casuarinas, espécie exótica invasora e o replantio de vegetação nativa de restinga”.

Anúncio Slider Meio

Conforme posicionamento da municipalidade, a medida tem como objetivo preservar os ecossistemas locais e garantir a estabilidade natural das dunas. “A casuarina, apesar de sua aparência semelhante a árvores nativas, se espalha rapidamente e forma áreas de monocultura, sombreando o solo e impedindo o crescimento de outras espécies. Além disso, sua densa camada de folhas e raízes dificulta a germinação de plantas nativas, reduzindo a biodiversidade e alterando a dinâmica natural das dunas”.

Ainda segundo a Prefeitura de Torres, com a retirada da espécie invasora e o replantio de árvores nativas, o ambiente será restaurado de forma equilibrada. As espécies de restinga ajudam a estabilizar a areia, diminuem a erosão, favorecem a biodiversidade e fortalecem a resiliência costeira, garantindo a manutenção dos serviços ecossistêmicos e a proteção natural da cidade.

De acordo com o Secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Douglas Gomes, além da questão ambiental, o serviço também está ligado às melhorias urbanas previstas para o local. A região (próxima da SAPT)  deve receber novo calçamento em breve, e as raízes das casuarinas poderiam danificar novamente a estrutura no futuro.

Quer acompanhar as notícias do jornal A FOLHA Torres no seu celular?

CLIQUE AQUI e acesse nosso grupo no Whatsapp

 

 

Anúncio Slider Final
Anúncio Slider Final

Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados