Na última quinta-feira (30/10), várias árvores do tipo casuarina foram cortadas na praia dos Molhes, junto ao clube SAPT. A cena chamou atenção de moradores, sendo que alguns compartilharam vídeos e manifestaram-se nas redes sociais.
Dentre os comentários, tanto aqueles que lamentavam o corte e o fim da sombra dessas árvores que há décadas ocupavam aquele espaço, bem como outros lembrando do fato de serem espécies exóticas ao ambiente natural.
Manejo de espécie exótica
No dia 31 de outubro, a Prefeitura de Torres publicou em seu site oficial que iniciava o manejo de espécies exóticas invasoras nas áreas de dunas e campos arenosos do município. “A ação, que segue a Portaria nº 79/2013, a Licença de Operação nº 4869-2025 (Fepam, item 4) e o Alvará Florestal nº 082-25, prevê a supressão de casuarinas, espécie exótica invasora e o replantio de vegetação nativa de restinga”.
Conforme posicionamento da municipalidade, a medida tem como objetivo preservar os ecossistemas locais e garantir a estabilidade natural das dunas. “A casuarina, apesar de sua aparência semelhante a árvores nativas, se espalha rapidamente e forma áreas de monocultura, sombreando o solo e impedindo o crescimento de outras espécies. Além disso, sua densa camada de folhas e raízes dificulta a germinação de plantas nativas, reduzindo a biodiversidade e alterando a dinâmica natural das dunas”.
Ainda segundo a Prefeitura de Torres, com a retirada da espécie invasora e o replantio de árvores nativas, o ambiente será restaurado de forma equilibrada. As espécies de restinga ajudam a estabilizar a areia, diminuem a erosão, favorecem a biodiversidade e fortalecem a resiliência costeira, garantindo a manutenção dos serviços ecossistêmicos e a proteção natural da cidade.
De acordo com o Secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Douglas Gomes, além da questão ambiental, o serviço também está ligado às melhorias urbanas previstas para o local. A região (próxima da SAPT) deve receber novo calçamento em breve, e as raízes das casuarinas poderiam danificar novamente a estrutura no futuro.

Quer acompanhar as notícias do jornal A FOLHA Torres no seu celular?
CLIQUE AQUI e acesse nosso grupo no Whatsapp






