Na manhã desta segunda-feira (24 de junho), o prefeito de Dom Pedro de Alcântara, Xande Model, se reuniu com o bispo da Diocese de Osório, Dom Jaime Pedro Kohl, os padres Ildomar Danelon e Edivan de Oliveira, o vereador Devali, além de servidores municipais e membros da comissão da paróquia. A reunião teve como pauta o estudo geológico da encosta do Santuário da Gruta Nossa Senhora de Lourdes e a cessão de uso de uma área, para implantação de um projeto de espaço multiuso para a comunidade.
Lembrando que um deslizamento de terra (em meio a fortes chuvas) causou o desabamento do Santuário da Gruta Nossa Senhora de Lourdes – ocorrido no domingo de 18 de junho, pouco antes de uma missa no local. Felizmente, nenhuma pessoa se feriu no desabamento.
Projeto de espaço multiusos debatido
A Secretária da Fazenda, Administração e Planejamento, Raquel Model, destacou que a empresa contratada pelo Município está na fase final de elaboração do diagnóstico, avaliação da área crítica, indicação de medidas emergenciais e anteprojeto para contenção da área do Santuário Nossa Senhora de Lourdes. Com base no laudo, a Mitra encaminhará os dados à Seguradora do Prédio, solicitando a liberação do local para a remoção do entulho e o início das obras de contenção da encosta.
A segunda pauta discutida na reunião foi a cessão de uso pela Mitra ao Município de Dom Pedro de Alcântara de uma área localizada em frente ao altar, na parte inferior do Santuário, com o objetivo de viabilizar a captação de recursos para a implementação de um projeto de espaço multiuso, destinado a atividades religiosas, esportivas, comunitárias, sociais, culturais, educativas e recreativas da comunidade.
Além da emenda já indicado pelo senador Luiz Carlos Heinze por meio de Transferência Especial, os deputados federais Alceu Moreira e Franciane Bayer manifestaram interesse de em breve destinar recursos para a execução do projeto.