Está formalizada a instalação da agência FGTAS/SINE em Arroio do Sal. No dia 27 de março, o prefeito Luciano Pinto e o diretor-presidente da FGTAS (Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social), José Scorsatto, assinaram o Termo de Cooperação Técnica em ato realizado na sala de reuniões da Prefeitura Municipal. A unidade irá ampliar o acesso ao emprego e direitos do cidadão através de serviços de intermediação de mão de obra, cadastro de vagas, encaminhamento para entrevistas, orientação profissional, ativação da CTPS Digital e atendimento ao seguro-desemprego.
O termo estabelece responsabilidades técnicas, operacionais e estruturais para o funcionamento da unidade, com vigência inicial de 24 meses. A nova agência ficará localizada na sede da Secretaria da Cidadania e seguirá os padrões definidos pelo Governo do Estado, pela FGTAS e pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A coordenadora do SINE explica que, com a agência, o morador não precisará se deslocar até Torres para receber os serviços de intermediação.
Acesso facilitado e incentivo aos artesãos
Outro benefício conquistado pela parceria com o FGTAS é a participação de Arroio do Sal no programa de Artesanato Gaúcho da fundação. Através disso, os artesãos locais serão cadastrados no sistema municipal e terão acesso à emissão e renovação de carteirinhas do artesão.
Ainda, participaram do ato de assinatura, o coordenador regional da fundação, Charlon Müller, a secretária de Cidadania, Trabalho e Desenvolvimento Social, Gilséia Oliveira, e a coordenadora do SINE no município, Tainara Juliana Viganó Gonçalves. (FONTE – Denise Possebon/ ASCOM PMAS)