Na tarde desta segunda-feira, 03 de fevereiro, uma comitiva do IBSaúde, gestora do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes – que possui contrato com governo do estado para administração da unidade hospitalar torrense – reuniu-se com o prefeito Delci Dimer para tratar da escala dos pediatras. O encontro, realizado no gabinete, teve como objetivo dar atenção e se inteirar das estratégias de longo prazo para garantir a continuidade do atendimento infantil com qualidade e segurança.
Durante a reunião, o IBSaúde apresentou suas considerações e informaram que teriam reunião com Ministério Público para esclarecer as devidas providências. O prefeito destacou a importância do diálogo e reforçou o compromisso da administração municipal em pensar planejamento das soluções que priorizem a saúde da população. “Estamos unindo esforços para desenvolver atividades e para buscar solução, sem descuidar do atendimento às famílias”, afirmou. Lembrando que a prefeitura não tem ligação direta com a instituição, uma vez que o hospital é uma responsabilidade do Estado. O IBSaúde assumiu gestão definitiva do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes em março de 2024, tendo contratualização dos serviços de saúde pública com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Estavam presentes na reunião junto com o prefeito Delci Dimer e o vice-prefeito, André Pozzi, o procurador-geral, Regis de Souza, a secretária de Saúde, Neusa Oriques, o secretário da Fazenda, Felipe Valim, o secretário Executivo do IBSAUDE, Leonardo Fetter, diretor administrativo, Isnar Passos e o diretor médico, Fábio Amoretti.
SOBRE O HOSPITAL
O Hospital Nossa Senhora dos Navegantes é o único estabelecimento hospitalar em um raio de 50 quilômetros e serve de referência para os municípios da microrregião. Contava com cerca de 70 leitos (dados de dezembro de 2023) e oferece serviços ambulatoriais em diversas áreas, como cirurgia geral, urologia, traumatologia/ortopedia e vascular, além de exames diagnósticos em radiologia, laboratório, ultrassonografia, mamografia e tomografia.
Atende pacientes de convênios, mas principalmente pacientes do SUS. A instituição hospitalar presta atendimentos de emergência em clínica médica, pediatria, obstetrícia e traumatologia/ortopedia, além de possuir um centro cirúrgico completo, incluindo anestesiologia e cirurgia geral. Dispõe também de unidades de internação especializadas, como obstetrícia, pediatria, cirurgia e clínica médica, além de unidades específicas para saúde mental em adultos, AVC (clínico) e UTI adulto.