Na segunda quinzena de outubro e na primeira semana de novembro a Lagoa do Violão – na região central de Torres – apresentou um fenômeno bastante comum no ecossistema, a floração de algas. Este fenômeno vem sendo acompanhado pelas equipes técnicas da Prefeitura Municipal de Torres (SMAURB – Secretaria Desenvolvimento Rural e Pesca).
Este fenômeno trata-se do crescimento explosivo, autolimitante, de curta duração, de micro-organismos de uma ou mais espécies, frequentemente, produzindo coloração visível nos corpos de águas naturais. A floração de algas é um fenômeno natural que pode ocorrer ou não devido a intervenção direta ou indireta do homem. Os fatores que predispõem a ocorrência deste fenômeno são:
- Baixa taxa de sólidos em suspensão na coluna de água;
- Altos teores de nitrogênio e fósforo diluídos;
- Alta incidência de radiação solar;
- Altas temperaturas;
- Oscilação repentina da temperatura da água;
- Ventos fortes que provoquem a concentração das microalgas flutuantes.
Quando um ou mais destes fatores desaparecem, a tendência é que a visualização do fenômeno acabe. As principais consequências esperadas, vinculadas a floração de algas e as condições químicas do corpo hídrico podem ser: • Modificação da transparência e turbidez da água; • Modificação do gosto e odor da água; • Saturação ou depleção do oxigênio dissolvido; • Liberação de toxinas na água.
Paralelamente ao acompanhamento destes eventuais fenômenos de floração de algas, a equipe da SMAURB vem realizando de maneira sistemática desde o início de setembro o monitoramento da Lagoa, onde são verificados dados como: • Demarcação e monitoramento de desovas de tartarugas; • Manutenção de placas informativas; • Controle da deposição de resíduos sólidos nas margens da lagoa; • Levantamento e fechamento de esgotos clandestinos; • Ocorrência de animais mortos ou debilitados.
Pesquisas especializadas previstas para a Lagoa do Violão
A SMAURB está em fase de orçamentos para contratação de empresa especializada para realização do monitoramento de qualidade da água e lodo de fundo e busca por parcerias/convênios com universidades da região visando o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa da fauna e flora agregada.
Com o avanço dos trabalhos no ecossistema da Lagoa do Violão será possível uma melhor compreensão e interpretação dos eventos correlacionados, e como resultado espera-se um direcionamento adequado no manejo e que traga benefícios ainda maiores a qualidade sanitária e vital do corpo hídrico. Os trabalhos operacionais no local sempre contam com a colaboração da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.
Em caso de emergência entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (SMAURB) através do número 3626-9150, ramal 247 ou com o Corpo de Bombeiros de Torres 3664-3133. Maiores informações podem ser disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo ou Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca.